Sobre o Inumeráveis

Marta Beatriz Vieira Campos

1947 - 2020

Mãe amorosa, professora dedicada e melhor amiga de Regina, teceu delicadezas em roupinhas de crochê.

Mãe afetuosa e carinhosa, Marta fazia tudo que podia pelos três filhos e, ainda mais, pelos três netos.

Nascida na cidade de Capim Branco, Minas Gerais, sempre batalhou muito na vida. Com aptidão e vontade de exercer uma profissão, tornou-se professora após fazer o Magistério oferecido pela cidade e começou a dar aulas para crianças.

“Ela gostava muito de dar aula, era de primeira à quarta série. E ela tinha uma relação boa com os alunos. Teve um tempo, inclusive, que ela deu aula para adultos também na alfabetização”, conta a filha, Fernanda.

Conheceu o seu esposo durante o casamento de sua prima com o irmão do marido. E ficaram juntos até o final de sua vida, mesmo à distância, pois ele estava morando em uma fazenda.

Marta descobriu o câncer, por duas vezes. E antes de falecer, estava fazendo tratamento para se curar de um tumor no estômago. Enfrentou uma grande batalha também a primeira vez que o câncer surgiu, no intestino, durante o ano de 2005. Um dos momentos mais importantes na vida de Fernanda ao lado de sua mãe, no entanto, foi neste período. “A presença dela na minha formatura após ter enfrentado um câncer foi muito emocionante”, conta.

Muito alegre, Marta via o valor da vida na simplicidade das coisas. Gostava de fazer tricô, colchas de retalho e roupinhas de bebê, após a sua aposentadoria. Adorava reunir a família e conversar com os amigos, sempre olhando com carinho para cada um deles, com os seus lindos olhos azuis.

Ela e Regina, sua melhor amiga e vizinha, conversavam todos os dias. Juntas, faziam caminhadas, passeavam e tomavam uma cervejinha.

Marta era muito conhecida na mineira Matozinhos e deixa saudades no coração de todos aqueles que a amavam e tiveram a oportunidade de passar por sua vida.

Marta nasceu em Capim Branco (MG) e faleceu em Belo Horizonte (MG), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Marta, Fernanda Vieira Campos. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Aline Mariane Fernandes, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 2 de junho de 2023.