Sobre o Inumeráveis

Mauro Aparecido dos Santos

1954 - 2021

Dom Mauro tinha coragem para enfrentar os poderosos e acolher os pecadores, tudo isso com muito amor.

Arcebispo de Cascavel, no interior do Paraná, Dom Mauro sempre teve coragem para ensinar e debater questões sociais, políticas e comunitárias com amor e acolhimento. Era muito acessível ao povo e considerado um pai para os padres.

Em Jacarezinho, cidade do norte pioneiro paranaense, formou-se em Filosofia e Teologia e, na mesma cidade, foi ordenado sacerdote em 1984. Atuou como reitor do seminário, chanceler da Cúria Diocesana, membro do colégio dos consultores da diocese e pároco da Paróquia Imaculada Conceição ─ a Catedral de Jacarezinho.

Sua ordenação episcopal ocorreu também em Jacarezinho, em 1988. No mesmo ano, tomou posse como o terceiro bispo da diocese de Campo Mourão, também no Paraná. Em 1999, foi nomeado arcebispo de Cascavel pelo papa Bento XVI. Seu lema episcopal era “Veni et sequere me” (Vem, e segue-me – Lucas 18:22).

Dom Mauro era santista apaixonado e sempre dizia que o dia mais feliz da sua vida seria o dia de sua morte, pois assim cumpriria seu objetivo de chegar ao Céu.

Também ficou conhecido por convidar e ordenar muitos e muitos padres, não perdia a oportunidade de convidar os jovens para o sacerdócio e teve muito êxito nessa missão.

"É uma perda irreparável para a Igreja Católica que atualmente carece de pessoas destemidas e sensíveis como este grande mestre que se foi, mas que hoje serve de inspiração", afirma Izabel como católica e apreciadora do trabalho e da trajetória religiosa de Dom Mauro.

Mauro nasceu em Fartura (SP) e faleceu em Cascavel (PR), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido por um membro da Igreja Católica em Cascavel de Mauro, Izabel. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Renata Nascimento Montanari e moderado por Lígia Franzin em 30 de março de 2021.