Sobre o Inumeráveis

Miguel Arcanjo Ribeiro dos Santos

1950 - 2020

Presença confirmada na missa de domingo, era solidário ao consertar artefatos da comunidade em sua oficina.

Nas festas, fazia de tudo para reunir todos para um grande almoço em família. Nas orações, falava sempre sobre paz e respeito ao outro e era muito caridoso.

Miguel era um homem trabalhador, organizado, sincero, íntegro, justo e bastante religioso. Não perdia uma missa aos domingos.

Gostava muito dos vizinhos e fazia de tudo para ajudá-los. Tinha uma pequena oficina, onde, com prazer, fazia trabalhos de soldagem para a produção e consertos de artefatos de ferro. Suas ferramentas e objetos eram bem organizados, tudo tinha que estar em seu devido lugar, sempre.

Também gostava de assistir aos jogos de futebol pela TV e de jogar dominó com os amigos. Sonhava em morar num sítio e viver de caça e pesca. O filho Marcelo recorda um momento engraçado vivido ao lado do pai: "Numa pescaria, não conseguimos pescar nenhum peixe grande, apenas filhotes, e isso rendeu muita risada. Nunca nos esquecemos desse dia".

Era amigo e querido pela ex-esposa Darci. Cuidava bem dos filhos e era preocupado com o bem-estar de todos eles. Toda manhã, acordava cedo para comprar o pão. "Era realmente um grande amigo", e é assim que toda a família eternamente se recordará de Miguel.

Miguel nasceu em Manaus (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelos familiares de Miguel, Marcelo, Márcia, Domingos e Darci. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 26 de novembro de 2020.