1938 - 2021
Foi vereador de Itapaci durante quatro mandatos, sendo reconhecido e respeitado pelos habitantes da cidade.
Mineiro, Miguel trabalhou muitos anos na roça antes de se mudar para Goiás em busca por melhores condições para seus filhos prosperarem. O espírito interiorano, no entanto, continuou presente, nas comidas prediletas: carne de porco e banana para acompanhar.
Miguel sabia lidar muito bem com as pessoas. Como vereador de Itapaci por quatro mandatos, por muitos anos manteve as portas de sua casa sempre abertas, era gente entrando e saindo o dia todo. Ele sentado em sua cadeira de trança na calçada conversava com todos que cruzavam o seu caminho. Nos últimos anos, cessada tanta movimentação, continuou em seu lugar cativo, agora na companhia de sua esposa, rezando o terço com a cachorrinha apoiada nos seus pés.
Em seu tempo livre, Miguel amava jogar canastra e truco. Fanático, Miguel torcia apaixonadamente pelo Corinthians. Em 1977, foi de ônibus para São Paulo para assistir ao jogo que tiraria seu time do jejum de vitórias. Ao voltar, deu uma festa para a cidade inteira para comemorar esse triunfo.
Todos os anos, o dia 1º de janeiro possuía duplo motivo de festa na casa de Miguel. Além de comemorar o ano novo, também se comemorava um novo ciclo de sua vida, seu aniversário, rodeado pelas pessoas que amava.
Miguel nasceu em Serra do Salitre (MG) e faleceu em Goiânia (GO), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Miguel, Mariana Siqueira Campos de Deus. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Paula Garcia Corrêa, revisado por Ana Helena Alves Franco e moderado por Rayane Urani em 9 de julho de 2021.