1959 - 2020
Encantanda pelo mar, admirava o surf praticado em ondas gigantes. Sonhava em um dia poder fazer o mesmo.
Mirka era operadora da Bolsa de Valores. Iniciou como secretária no competitivo setor da Economia; tempos depois, conquistou a função de operadora em uma empresa de distribuição de títulos e valores mobiliários. Trabalhou no mercado financeiro até aposentar-se.
Ocupava-se de tudo com leveza. Possuía bom humor, era alegre e cultivava muitas amizades. "Ela foi assim até durante o tratamento de um câncer agressivo", comenta o filho Vinicius.
Sua dedicação profissional ou as exigências formais de seu trabalho não a impediam de curtir a vida. Demonstrava espírito de aventura. Encantanda pelo mar, admirava o surf praticado em ondas gigantes. Sonhava em um dia poder fazer o mesmo. Saltou de paraquedas duas vezes, e o primeiro salto foi nos anos 90, em viagem à Europa, quando foi visitar a bisavó na antiga Tchecoslováquia.
Amava muito seu único filho e o incentivava a ousar mais, sobretudo nos estudos. Pedia sempre para que ele buscasse ir além. Em casa, nutria o vínculo de apoio mútuo, compartilhando responsabilidades, as mais diversas na tomada de decisões.
No dia de seu aniversário, o filho fez uma surpresa ao pedir que ela se arrumasse. Iriam sair para almoçar no restaurante preferido dela. Foi uma experiência marcante, já que seu filho Vinicius demonstrou, naquela ocasião festiva, a sua relativa autonomia financeira.
No momento em que mais precisou, recebeu amor, amparo e proteção. Fica a saudade...
Mirka nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em Barretos (SP), aos 61 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Mirka, Vinicius. Este tributo foi apurado por Katarini Miguel, editado por Ricardo Henrique Ferreira, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 15 de setembro de 2021.