Sobre o Inumeráveis

Mirtes Elvas Cordeiro

1930 - 2020

Mulher de pulso forte e coração generoso.

Mirtes, ou tia Mirtô, como era chamada na família, saiu de Teresina, no Piauí, com 18 anos, para estudar Serviço Social no Rio de Janeiro. Sempre lutou pela família, “ajudando os dela”.

Pôde conhecer o mundo e fazia questão de compartilhar suas viagens, contando como era magnífico cada um dos lugares que visitou. Narrava as fotos enquanto as mostrava. Suas histórias eram mágicas... Era como se o ouvinte tivesse viajado com ela.

Guerreira, de pulso forte e com um coração incrivelmente generoso, partiu três semanas antes de completar seus 90 anos.

“Prezava pela educação e fez de mim a neta que ela não teve. Pagou meus estudos, cursos de línguas, práticas de esporte... Hoje sou quem eu sou por causa dela. Foi minha tia, minha avó, meu porto seguro nos momentos mais difíceis. Tenho orgulho de ter estado com ela quase a minha vida inteira. Minhas histórias favoritas eram sobre monumentos históricos, as diferenças de cultura e línguas. Suas memórias ficarão para sempre comigo”, são palavras de sua sobrinha-neta.

Mirtes nasceu Teresina (PI) e faleceu Rio de Janeiro (RJ), aos 89 anos, vítima do novo coronavírus.

História revisada por Andressa Cunha, a partir do testemunho enviado por sobrinha-neta Denise Cordeiro, em 17 de maio de 2020.