Sobre o Inumeráveis

Moisés Murilo de Andrade

1976 - 2021

Amava uma festa! Estava de prontidão para celebrar, aproveitar o momento, e claro, se empolgar com a próxima refeição.

O curitibano Moisés Murilo sempre foi conhecido por ser um "cara boa praça", amigo dos amigos, parceiro e protetor. Em família, desde criança foi muito amigo da irmã Fernanda. Oito anos mais velho do que a caçula, viveram uma boa infância, de muita proximidade.

Com o passar do tempo, implicava com a irmã constantemente quando ia visitar os pais, Joanir e Maria. "Não perdia oportunidades de me dar uma "cutucada": se fosse na casa da nossa mãe quando eu não estava, fazia questão de me enviar uma foto abraçado com ela, para dizer que ela estava fazendo coisas que ele gostava.", conta Fernanda.

Esse amor do núcleo familiar ele foi desenvolvendo e levando adiante em sua vida. Com a mãe, teve uma relação de grande amizade. Do pai, tornou-se quase uma cópia, como o hábito de jamais visitar alguém com as mãos vazias. "Chegava com algo e levava marmita para casa" recorda.

Formado em Logística, dedicou-se à compra e venda de caminhões. "Começou no trabalho por conta da habilidade de relacionamento e facilidade com o público, mantendo-os com pessoas de diferentes lugares do Brasil". Paralelamente à vida profissional, formou família com a esposa, Maria Aparecida, que conheceu em Apucarana, no interior do Paraná, a enteada também filha de coração Fernanda - com quem sempre teve uma ótima relação e um interesse comum nas boas comidas da vida - o filho Murilo, de quem o Murilo pai sentia um orgulho imenso.

Agregando o pai, a mãe, a irmã, o cunhado Ricardo e o afilhado João Gabriel que compunham o núcleo familiar que ele sonhou ter por perto, prezou e protegeu. "Habitualmente fazíamos tudo juntos... Qualquer refeição, encontro, virava um evento... claro que com muita comida e bebida", recorda a irmã.

Ele e a esposa estavam juntos sempre que possível – ele viajava bastante a trabalho. Gostavam muito de sair, ir a festas e bailes, eram muito parceiros. Em relação ao filho Murilo, foi pai cedo, aos 18 anos. Preocupou-se que o filho tivesse o melhor ensino e que a educação fosse prioridade. "Infelizmente, meu irmão não estava aqui para celebrar a conquista dele, que concluiu o Curso de Engenharia Elétrica em dezembro de 2021", enfatiza Fernanda, destacando que o sobrinho foi o que o irmão "nos deixou de melhor".

Também conhecido como "Boi", nasceu e viveu em Curitiba. Será lembrado como um ser humano maravilhoso, incrível que amava viver. Faz muita falta a todos que o conheceram e conviveram com ele.

Moisés nasceu em Curitiba (PR) e faleceu em Curitiba (PR), aos 45 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela irmã de Moisés, Fernanda Lima. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Patrícia Coelho, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 20 de janeiro de 2022.