1943 - 2020
Carioca de coração, paulistana por decisão. Amava viajar, inspirava e iluminava vidas.
Se a vida é um sopro, então a da Nilza foi uma ventania que positivamente agitava os lugares por onde passava. Alegria, força, amizade, amor e vontade de viver são mais que palavras, são sentimentos que sempre lhe representaram.
Carioca da gema, em 1977, junto com a sua família, adotou Sampa como a sua moradia até a sua última viagem. E como ela gostava de viajar!
Conheceu o Nordeste, o Centro-Oeste, o Sul e outros recantos do Brasil e desse mundão afora: arriba, Cancún!
Tinha os seus momentos nublados, reflexivos. Mas logo o sol surgia por entre as nuvens e lá estava ela de volta com a sua alegria e o seu jeito "carioquês" de cativar a todos.
Não tinha a força física da mulher-maravilha, mas tinha a força do bom caráter e era admiravelmente resiliente, transformando adversidades em aprendizados diários.
Amizade, para ela, era tão importante quanto o ar que respirava. Plantou várias sementes, cultivou inúmeros amigos. Colheu lealdade e ganhou uma família escolhida não pelo sangue, mas pelo coração. A grande família Miguez Dantas se tornou ainda maior.
Nilza tinha um amor incondicional pela família. Foi uma filha muito amorosa, uma esposa amiga e dedicada. Junto a Pedro construíram uma família.
Amou muito os filhos Luiz Fernando e Fernanda. Amou mais ainda os netos João Pedro e Fellipe, eles foram como uma luz que iluminou a vida de Nilza. Foi a irmã dedicada da Neyde, foi a prima confidente da Wanda (in memoriam) e da Ângela.
No plano espiritual, deve ter fundado o "Clube dos Quatro", alegrando o plano celeste junto com Wanda, Pedro e Neyde. No plano terreno, cumpriu sua missão. Sua vontade de viver, de amar, de ver o outro feliz. Sua bondade e generosidade marcaram corações e caminhadas.
Nilza foi gentileza, foi luz, foi passageira. Hoje ela é aquela saudade boa que aquece muitos corações.
Nilza nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu em São Paulo (SP), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Nilza, Luiz Fernando Miguez Dantas. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Leiana Isis de Oliveira, revisado por Acácia Montagnolli e moderado por Rayane Urani em 28 de março de 2021.