Sobre o Inumeráveis

Odino Alves de Almeida

1937 - 2020

Atrás do balcão do açougue do seu mercadinho, atendia os clientes e distribuía palavras de incentivo.

Foi homem de vida simples, regada a trabalho e honestidade. Maranhense, casado com Margarida, pai de 12 e avô de 33, Odino valorizava a família, com quem amava se reunir ao redor de belas mesas fartas.

Seu Almeida, como era conhecido, mudou-se para Manaus em 1997 e ali tornou-se empresário. Nem mesmo as limitações da idade o impediam de ajudar na labuta do comércio do qual era proprietário. A neta Camila lembra que o avô “gostava de ficar atendendo os clientes no açougue” e que se preocupava sempre em oferecer aos funcionários uma vida melhor.

Para si, com o fruto do próprio esforço, planejava concretizar o grande sonho de “ter um sítio e criar peixes”, descreve Camila.

Ela conta que o avô vivenciava a fé católica e estava sempre solícito nas necessidades da igreja. “Ele era um homem honesto, inteligente, corajoso, sendo bom exemplo para seus filhos e netos”, finaliza Camila.

Odino nasceu em Grajaú (MA) e faleceu em Manaus (AM), aos 82 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Odino, Camila Almeida Cruz. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Thaíssa Carvalho Parente, revisado por Paola Mariz e moderado por Phydia de Athayde em 1 de outubro de 2020.