Sobre o Inumeráveis

Olívio Carlos de Almeida

1942 - 2020

Um otimista, cuca fresca, que levava a vida com coragem e dando mais peso à felicidade do que às dificuldades.

Nascido em Monte Aprazível, São Paulo, começou a trabalhar ainda criança, ajudando o pai, no ofício de sapateiro. Na adolescência foi encadernador. No começo de sua vida adulta, tornou-se professor. E já adulto, exerceu a atividade de agente funerário, na qual se aposentou. No entanto, não parou por aí, virando motorista de frete.

Ótimo em fazer contas de cabeça, confessou ao filho um dia, o desejo de ser engenheiro. As dificuldade da vida, porém, não lhe permitiram realizar esse sonho. Olívio enfrentou muitos desafios e dificuldades em sua trajetória, mas nem por isso se frustrou. Ao contrário, nunca perdeu o otimismo e a alegria. Demonstrava felicidade em tudo que fazia e na vida que levava. Pode-se dizer que Olívio viveu de cabeça fresca.

"Meu pai era um homem que amava muito a vida e era cheio dela. Mesmo aos 78 anos e com vários problemas de saúde, tinha uma rotina bem-humorada e plena", conta Luciano.

Seus problemas de saúde — diverticulite, diabetes, três safenas e um câncer — foram enfrentados sem medo. Nunca esmoreceu nem se abalou. Seguia sua rotina e seus prazeres, como ler, assistir a filmes, viajar, dançar, rir e comer.

"Quero crer que, no final, ele manteve o espírito forte, corajoso e otimista que sempre teve durante a vida".

Olívio nasceu em Monte Aprazível (SP) e faleceu em São José do Rio Preto (SP), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Olívio, Luciano de Paula Almeida. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Denise Pereira, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 31 de maio de 2022.