Sobre o Inumeráveis

Orlando de Jesus Gomes

1960 - 2021

Médico que mantinha um ritual de parceria com Deus: sempre orava antes de realizar as cirurgias.

“Um verdadeiro médico de homens e de almas”. Assim a filha Ana Clara descreve o Doutor Orlando. Ele fez Medicina movido pelo dom de servir, pois o que mais amava fazer era cuidar do próximo.

Espírita, dizia que o que morre é somente o corpo, o espírito é eterno. Demonstrando o quanto era coerente com a sua crença, preparou a família para o momento da despedida.

Sempre orava antes de sair de casa e de realizar cirurgias em seus pacientes. E, quando não podia curá-los por meio da Medicina, buscava oferecer palavras de conforto.

Quando os amigos precisavam de seu apoio, estava sempre ali presente; fazia questão de ir à casa da pessoa necessitada para demonstrar sua solidariedade.

Valorizava estar junto daqueles a quem amava, e era comum ouvir dele uma reflexão sobre a vida que se transformava em ensinamento. “Costumava bater na tecla de que a Providência Divina é justa e que Deus é misericordioso e bom”, conta Ana Clara.

Deixou três filhos, uma esposa e muitos amigos que o amam. Orlando segue realmente eterno nas boas lembranças que deixou, na postura ética com que honrou sua profissão e nos exemplos de generosidade que distribuiu tão fartamente.

Orlando nasceu em Montes Claros (MG) e faleceu em Caxambu (MG), aos 60 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Orlando, Ana Clara Pessanha Gomes. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Aline Mariane Fernandes, revisado por Fernanda Ravagnani e moderado por Rayane Urani em 16 de outubro de 2021.