Sobre o Inumeráveis

Otalice Barata da Silva

1942 - 2021

Mesmo sem ter formação acadêmica, foi uma educadora sensível e dedicada.

Otalice, conhecida como Nega, pertencia a uma família de oito irmãos, da qual era líder espiritual e também a matriarca.

Doce, amável, forte e firme em suas convicções, era a fiel esposa de Manoel, de quem cuidou até seus últimos dias em 2021, assim como cuidou de Pedrinho, seu irmão, que faleceu de Covid-19 no mesmo dia de seu aniversário de 2020.

Era mãe de Simone e Gisele, avó de Pedro Henrique, Bruno, João Pedro e Miguel, mas parecia ter nascido mesmo para cuidar de seu filho Ricardo, também chamado de Arara e Ricardão, que vivia com uma deficiência intelectual.

Muito habilidosa, os bolos maravilhosos que só ela sabia fazer eram apreciados por todos. Apesar de nunca ter atuado como professora, era uma educadora nata, muito amada e admirada por suas vizinhas e amigas.

Nega era uma católica fervorosa, que frequentava a Igreja e coordenava a Novena de Nossa Senhora de Nazaré de Passagem Felicidade. Sua filha Simone conta o quanto os pedidos da mãe foram atendidos por ocasião de sua partida: “Ela recebeu a bênção de Maria, para levar seu filho consigo em sua partida, pois todos sabemos que a maior preocupação de uma mãe de filho especial é: 'Quem vai cuidar dele depois que eu me for? Só eu sei cuidar de meu filho...'"

Nega deixa o grande legado de uma vida dedicada a ajudar as pessoas, sua porta era visitada por seus amigos, pedintes de rua, que ela já conhecia pelo nome. Antes de partir, disse à sua filha caçula: "Não quero gritos, nem desespero, que seja feita a vontade do meu Pai".

Nega partiu às 9h e seu filho amado às 12h desse mesmo dia. Para conhecer um pouco da história do filho de Otalice acesse a homenagem a Ricardo Barata da Silva neste Memorial.

Otalice nasceu em Belém (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Otalice, Simone Barata da Silva. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso e Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 6 de julho de 2023.