Sobre o Inumeráveis

Otávio Assis Fonseca Filho

1937 - 2020

O autor do hino do São José Esporte Clube.

Dono de uma alma inquieta para novidades, Otávio foi inventor, compositor, músico, poeta e escritor.

No seu currículo, assinou a autoria da letra do São José Esporte Clube, seu time do coração. Em 1978, Otávio compôs a primeira música da Águia. A canção teve repercussão e foi muito tocada nas rádios de São José dos Campos. Um ano mais tarde, a Rádio Clube anunciou um concurso para oficializar o hino. Otávio Assis venceu e consagrou o canto do time.

Mas sua veia artística ia além. Amante da música, aprendeu a tocar violão sozinho. Criou músicas infantis para as escolas particulares da região e, com isso, garantiu bolsas de estudos para os filhos. Nas apresentações de colégio, ele tocava violão e a filha Ana Maria cantava.

Também foi o responsável pela invenção do Temporizador de Contagem Regressiva para travessia de pedestres. A família conta que ele ainda criou a maca móvel. Porém, à época, foi informado que não era possível utilizá-la em jogos de futebol porque poderia estragar o gramado. Otávio não patenteou. No ano seguinte, o instrumento foi lançado.

Entre suas paixões, estavam os nhoques e pizzas aos finais de semana, o café, as festas, a música, o churrasco e a família.

Casado com Iracema, teve cinco filhos. Um dos filhos, Hélio, faleceu em 2019, aos 32 anos, vítima de assalto. Otávio aguardava por justiça.

Foi genioso, alegre e à frente do seu tempo. Também foi um sonhador e um apaixonado pela vida. Nasceu no Carnaval e se despediu no mês dos namorados.

Otávio nasceu em Juiz de Fora (MG) e faleceu em São José dos Campos (SP), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Otávio, Ana Maria Fonseca do Nascimento. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Larissa Paludo, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 31 de agosto de 2020.