Sobre o Inumeráveis

Paulo Aparecido Scorpion

1971 - 2021

Deixava saudade quando saía em sua viagens de caminhão; trazia de volta a alegria ao buzinar em frente a casa.

São muitas as lembranças que vêm à memória, mas talvez Paulo possa ser resumido como um grande sonhador. Pai apaixonado, filho, esposo, irmão e tantas outras coisas poderiam ser ditas sobre ele.

Paulo era caminhoneiro, tinha acabado de comprar um caminhão, ainda em 2021, e estava encantado por ele. O filho lembra que quando ele e a irmã eram pequenos esperavam que ele voltasse de suas viagens — que às vezes duravam meses — e sempre que ele estava chegando dava pra ouvir o barulho do caminhão. Nessa hora, Júlio, a irmã e a mãe saíam correndo para recebê-lo. E era tanta a saudade que sentiam, que quando ele voltava era só alegria.

Sempre sonhador e de bom coração, Paulo era um flamenguista fanático: assistir aos jogos com ele era sempre uma aventura. Umas das melhores lembranças de Júlio é da final da Libertadores de 2019. "Quando o Flamengo empatou o jogo a gente se abraçou instintivamente, foi lindo, parecia eterno, um abraço memorável", conta ele.

Era um homem bom, um homem de ouro, que mesmo sendo "um pouco chucro", como diziam, era capaz de doar-se às pessoas, e estava sempre tentando ajudá-las, fazendo o bem, dando o melhor de si.

Tudo aquilo que Paulo viveu, tudo o que ele foi não será esquecido. Com saudade, a família sente como se ele ainda estivesse em uma de suas viagens, à espera de ouvir o som do caminhão.

A saudade permanece, e Paulo estará presente em cada jogo, cada boa ação, cada vez que um caminhão passar, que um caminhoneiro voltar para casa, cada vez que houver um sonho a ser realizado, uma vida a ser vivida. Paulo vive, vive em todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Paulo continuará, eternizado em cada memória.

Paulo nasceu em Santa Cruz de Monte de Castelo (PR) e faleceu em Paranavaí (PR), aos 51 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Paulo, Júlio Cardoso Scorpion. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Malu Marinho, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 4 de março de 2022.