Sobre o Inumeráveis

Rafael Gomes da Silva

1951 - 2020

O herói que usou certa vez um sapato de cada cor, e cujo superpoder residia no abraço que curava qualquer dor.

"Seu Rafa" era pintor de residência, só que sua especialidade mesmo era a de colorir a vida daqueles que viviam ao seu redor: esposa, filhos e netos. Nunca teve receio, pudor ou vergonha de mostrar seus sentimentos. Ainda bem! Cada filho e cada neto vai guardar para sempre na memória o calor do seu abraço e o beijo no pescoço - demonstração de afeto explícita para mostrar ao mundo inteiro o quanto amava os seus.

Onde quer que fosse ele fazia amigos, a amizade que ele oferecia de todo seu coração era algo muito natural para esse homem autêntico. Não havia uma única pessoa que o conhecesse que fosse capaz de não se encantar por ele.

Homem de gostos simples, amava passear com os netos, cuidar dos passarinhos e estar em companhia do seu cachorro. A simplicidade de seus gestos e jeito de ser eram uma consequência de sua honestidade; foi um homem honrado. Costumava dizer aos filhos: "Não é porque o outro está fazendo algo desonesto que você tem o direito ou a desculpa de fazer também!"

Levou a vida de forma leve e foi muito feliz. Um tanto quanto distraído. Certa vez, ao se aprontar para ir a uma festa, já no adiantado da hora, escolheu rapidamente um sapato social e partiu para o tal evento. Lá pelas tantas, seu compadre Valter achou de colocar reparo nas vestes do amigo. E não é que Seu Rafa, na hora de colocar os sapatos, calçou um pé de cada cor?! Passou o resto da festa tentando esconder os pés, mas, no fundo, no fundo, se divertiu mais do que se importou.

É que os distraídos costumam mesmo ser as melhores pessoas; são as de coração mais puro e de alma mais leve. Assim será lembrado Seu Rafa, por seu jeito alegre, por sua capacidade de elevar a moral de todos - independente da circunstância -, por sua disposição em fazer o que fosse preciso para ver sua família feliz, pela união que plantou entre os seus e pelo homem excepcional que foi.

O céu ganhou uma estrela de primeira grandeza! Seu Rafa subiu para o andar de cima, de onde certamente olhará para sempre pelos seus, sorrirá a cada conquista e estará firme e forte no coração de cada um, ajudando a vencer qualquer desafio.

Rafael nasceu em Pernambuco e faleceu em São Paulo (SP), aos 69 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Rafael, Fabiano Gomes da Silva. Este tributo foi apurado por , editado por , revisado por Allanis Carolina e moderado por Rayane Urani em 20 de novembro de 2020.