Sobre o Inumeráveis

Ramildo José dos Santos

1941 - 2020

Dono de uma fé gigantesca e de um bom humor de causar inveja, ele estava sempre feliz.

Foi um exemplo de pai, avô e bisavô. Mas, acima de tudo, foi um exemplo de ser humano.

Para o neto Nathanael, foi mais do que um avô, foi um verdadeiro pai, ensinando-o desde como fazer a barba, até a importância de se ter valores.

Era querido por todos os vizinhos e comerciantes do bairro, por todos os parentes e amigos. Totalmente empático, ajudou muita gente durante toda a vida e tratava todos de maneira igual. Foi um ser iluminado, que proporcionou a felicidade de inúmeras pessoas.

Também era a alegria da casa, mas para que sua alegria estivesse mesmo completa, precisava estar ao lado daqueles que tanto amava... Adorava ver a família reunida.

Não era muito de demonstrar afeto mas, se preciso fosse, ficava sem comer para poder alimentar seus familiares, que eram muitos.

Nordestino bruto, com o passar dos anos foi entendendo coisas que antes não compreendia. "Abriu a cabeça" para vários temas e passou a aceitar muita coisa com as quais não era acostumado.

E ele, que gostava tanto de estar cercado de gente, partiu sem poder ter a merecida despedida.

Ramildo nasceu em Jaboatão dos Guararapes (PE) e faleceu no Recife (PE), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Ramildo, Nathanael Jose dos Santos. Este tributo foi apurado por Thyago Soares, editado por Andressa Cunha, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 9 de junho de 2020.