Sobre o Inumeráveis

Raul Gomes Marques

1929 - 2020

Um homem cheio de amor, risadas e muitas histórias.

Essa é a história de um contador de histórias. Acredite: até mesmo quando o roteiro era de drama, o humor virava o protagonista. E este sempre foi o remédio do Seu Raul, o jeito animado de viver 91 anos aqui na Terra.

Raul, um homem que como todo bom português, tinha o corpo forte, parrudo, mãos firmes e um coração molinho.

Veio para o Brasil com um sonho, mas nunca deixando de lado o seu lugar dos sonhos: sua terrinha, Portugal.

Filho de Clotilde e Zacarias, casou-se com Casimira Matilde Marques, sua grande companheira em todos os capítulos desta linda história que não cabe em tão poucas linhas.

Fruto deste amor, nasceu seu primeiro e único filho, José Carlos. Zé ou Carlos, como dizia Seu Raul, sempre foi seu maior orgulho. Ele sempre fez questão de deixar isso claro para todos.

“O Carlos faz força”, “Vê o teu padrinho”, eram algumas das frases que sempre estavam neste roteiro, quando contava histórias para seus sobrinhos.

Como todo herói, enfrentou batalhas e as superou: venceu um câncer, sobreviveu a um acidente que deixou diversos problemas em sua perna, mas nunca tirou o que tinha de mais valioso: amor e alegria.

Alegria essa que era estampada em seu rosto sempre que seu filho, sua nora Poliana e sua amada netinha, Lívia, deixavam São Paulo em direção a sua casa em Santos. Era festa! A dor sumia, as reclamações também.

“Não vai falar para o Carlos”, nunca queria dar problemas para o filho.
Isso é coisa de pai mesmo!

Quanto querer, quanta conexão, quanto orgulho das suas verdadeiras conquistas: a alegria dos seus.

Seu Raul contava piadas de todo o tipo. Mas gostava mesmo daquelas que deixavam os parentes boquiabertos. E como ria disso! Um verdadeiro animador.

Das palminhas características nos aniversários às histórias de dor.
Dos orgulhos da família ao sorriso banguela.
Do amor de Deus para as nossas vidas.

Voa alto, Águia. Voa bem pertinho de Deus.

Um dia vamos nos reencontrar.
Deus te abençoe sempre.
Com amor, da sua família Campos Marques.

Raul nasceu em Portugal e faleceu em Santos (SP), aos 91 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Raul, José Carlos de Campos Marques. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Andressa Cunha, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 2 de agosto de 2020.