Sobre o Inumeráveis

Regina da Silva Passos

1945 - 2020

Tinha o sorriso mais doce do mundo e compreendeu a marcha da vida com muita coragem, fé e amor.

Guerreira. Não há outra palavra que defina melhor dona Regina. Um exemplo de mulher, que enfrentou sem desânimo os problemas de saúde encontrados ao longo da vida.

Regina era a inspiração da família, o coração quentinho que acolhia a todos. Adorava reunir as pessoas que amava, fazer churrasco, cantar e tomar sua cervejinha ouvindo Zeca Pagodinho. Aprendeu desde cedo que a beleza da vida se encontra nas coisas mais simples e regadas de afeto.

Em 2019, realizou o sonho de ir à Bahia de avião. Com o apoio da família, passou um mês ao lado da irmã, divertindo-se na mais profunda simplicidade. Nenhum problema de saúde poderia interromper tamanha alegria de visitar tantas praias e estar na companhia de pessoas amadas.

Sempre teve muita fé, ia à igreja todo sábado para fazer orações e conversar com as amigas.

Os frutos mais preciosos do casamento de 55 anos foram seus filhos: Patrícia, Marcelo e Jorge. Era uma avó coruja com seus três netos: Débora, Tiago e Júlia.

Apaixonada pela vida, não aceitou os seis meses que o médico disse que ela possuía. Ousou viver por mais de cinco anos.

Adorava ir ao supermercado com a nora Kate, nem via a hora passar. Uma vez, perdeu a bengala, de tão entretida que estava nas compras. “Ir às compras com minha sogra era esperar uma história diferente a cada dia”, conta Kate.

E assim, em meio a emoções e risadas, foi a vida de dona Regina. Um ser humano de luz, que jamais tratou qualquer pessoa como estatística. E tenha certeza, Regina, no coração dos que cativou, você jamais será considerada um número. Sua última frase, “maior é minha fé que todos meus temores”, ficará guardada no coração de toda a família como uma forma de conforto.

Regina nasceu São Felipe (BA) e faleceu São Paulo (SP), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela nora de Regina, Kate Freitas. Este texto foi apurado e escrito por Ygor Expedito Gonçalves, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 29 de agosto de 2020.