Sobre o Inumeráveis

Ricardo Barata da Silva

1966 - 2021

Amou sua família intensamente e a ela sempre deu o seu melhor.

Ele era o irmão mais velho de Simone e Gisele. Apelidado de Ricardão ou Arara, era muito conhecido em seu bairro, onde vivia como ajudante de todos fazendo pequenos serviços voluntários ou pagos.

Ricardo vivia com uma deficiência intelectual, mas era dono de memória incrível e lembrava todas as datas comemorativas da família e dos amigos: perguntando-se a ele datas de nascimentos, casamentos ou batizados, a resposta vinha sempre correta.

Muito amado por todos da família, representava a maior preocupação de sua mãe, Otalice, que sempre cuidou dele com muito amor. Felizmente, apesar de sempre ter sofrido bullying na escola, conseguiu avançar até a 5a. série do Ensino Fundamental.

Vivia de forma ingênua e pura, convivia muito bem com as crianças e, de sua boca, jamais saíam palavrões ou palavras ofensivas. Muito popular, não havia lugar onde chegasse na sua cidade em que não encontrasse algum conhecido.

Sua ingenuidade não lhe permitia compreender os riscos de contrair a Covid-19 e a família teve que tomar medidas especiais para preservá-lo, como espalhar cartazes e enviar cartas para os vizinhos para que não solicitassem mais seus pequenos serviços. Ainda assim, como era muito rueiro, foi muito difícil de segurá-lo em casa pois gostava de frequentar assiduamente um posto de gasolina onde tinha alguns amigos.

Sua família sofreu duros golpes nos anos de 2020 e 2021. No primeiro faleceu seu pai, vítima de câncer, e “Ricardo foi o que mais sofreu, por seu jeito doce e amável; chorava todos os dias, e ficou muito mais ligado à mãe”, conta a irmã Simone.

Em 2021 Ricardo contraiu a Covid-19, mas sua dificuldade de expressar o que sentia dificultou o diagnóstico da doença. Assim, sua mãe também se contaminou e ambos vieram a falecer no mesmo dia, deixando duas irmãs, que o amarão eternamente.

Para conhecer um pouco da história da mãe de Ricardo acesse a homenagem a Otalice Barata da Silva neste Memorial.

Ricardo nasceu em Salvador (BA) e faleceu em Belém (PA), aos 54 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Ricardo, Simone Barata da Silva. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso e Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 4 de julho de 2023.