Sobre o Inumeráveis

Robert Tatsuo Nakajima

1937 - 2020

De sua cultura ancestral, herdou os valores orientais que, por meio do exemplo, ensinou para os filhos e netos.

Robert era filho de imigrantes japoneses, que segundo conta sua neta Rafaella, eram “pertencentes à primeira geração dos koutakuseis”, os primeiros colonos orientais que se estabeleceram na Amazônia nos anos 30. Rafaella conta que aprendeu com seu avô que a honra e o caráter de uma pessoa são as coisas mais valiosas que ela possui.

O avô de Rafaella era aquela pessoa que manifestava, por meio das palavras e gestos, bondade, caridade, carinho, tranquilidade e muita paciência. “Uma calmaria que transcendia a sua presença física. Com apenas um olhar, tínhamos a certeza de que tudo ficaria bem. Ele não se irritava com nada. O mundo podia estar desabando e ele continuava a sorrir”, conta a neta. Ela lembra com carinho o último “eu te amo” dito por Robert, que apesar da dificuldade de falar, não hesitou em expressar, com um sorriso aberto, o que sentia pela neta.

Rafaella relembra ainda que a personalidade do avô complementava a da avó. Eles eram calmaria e tempestade. Almas gêmeas; um, o grande amor da vida do outro. “(...) Foi o casal mais lindo que vocês jamais conheceram. Que sorte eu tenho de ter testemunhado essa linda história de amor”, afirma a neta.

A partida de Robert e de sua esposa, que se foi oito dias depois do esposo, selou o destino prometido do matrimônio. No entanto, mais uma vez estavam juntos nessa passagem, como uma poesia “digna da grandeza de suas almas”, como afirma a neta. “O brilho de suas estrelas não mais poderia limitar-se à simplicidade deste plano”, e juntos se foram.

É a imagem de um Robert espiritualizado, digno, honrado e honesto que ficará para sempre guardada na memória da família. Um ser humano que dedicou todo o amor à família, que foi leal à esposa até o fim, que se despediu sorrindo e expressando amor. Foi esse Robert que inspirou sua neta a oferecer essa linda homenagem.

História de casal, para conhecer a homenagem escrita à esposa, procure por Maria de Fátima Souza Nakajima.

Robert nasceu em Manaus (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Robert, Rafaella Nakajima Fernandes. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Bárbara Tenório, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 31 de maio de 2021.