Sobre o Inumeráveis

Rosania Darc Silva Telles

1959 - 2020

Mãe no sentido mais amplo da palavra, ela veio à vida para ser protagonista.

Verdadeira mãezona, Rosania teve três filhas biológicas, criou mais quatro enteados e adotou uma menina. O amor em seu peito era assim, simplesmente inesgotável. Mãe leoa, defendia os filhos com unhas e dentes e chegou até a enfrentar bandido para proteger os seus.

Era uma mulher única, guerreira e cativante. Conquistava até os amigos dos filhos, que morriam de ciúmes quando seus colegas a chamavam de mãe.

Viveu seu grande amor já com quase 40 anos ao dar uma chance para o antigo colega de escola, Daniel. Mesmo tendo estudado juntos, nunca haviam sido próximos: enquanto ela era a garota popular, a musa da galera, ele era tímido e de poucas palavras. Mas o reencontro possibilitou a descoberta de um amor que estava destinado a durar até o final da vida.

Tinha um dom especial para criar. Seu lema era: “Se alguém fez, eu também posso fazer!”. E foi assim que ela construiu seu próprio sofá e sua própria despensa. O que ela imaginava, ela conseguia reproduzir. Uma dificuldade na escrita a impediu de prestar vestibular para realizar o sonho de estudar artes plásticas, mas nunca a impediu de ser uma artista talentosa a sua maneira.

Guerreira e apaixonada pela vida, meras palavras são insuficientes para descrever Rosa. Tentar caracterizá-la a partir de histórias e adjetivos seria simplesmente limitar sua grandiosidade. Ela era a mulher que não tinha medo de ir à luta pra criar os filhos com dignidade. A mulher que viveu uma infância pobre e não pode ter festa de 15 anos, e por isso fez questão de fazer uma pra cada uma de suas filhas.

Pagou com muito suor os livros da faculdade da filha, que seria a primeira da família a se formar. Não deu tempo de Rosa assistir à colação de grau.

Protagonista das vidas dos filhos e cristã devota, hoje ela continua vigiando os seus ao lado d’Ele.

Rosania nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 61 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Rosania, Vanessa. Este texto foi apurado e escrito por Maria Alice Freire, revisado por Didi Ribeiro e moderado por Rayane Urani em 25 de maio de 2020.