Sobre o Inumeráveis

Rosemar Marques Nascimento dos Santos

1961 - 2021

Preferia fazer a falar. Pregava o amor de Deus sem usar nenhuma palavra.

Mulher preta e da periferia, Rosemar não tinha medo de errar. “A vida lhe imputara força.” É assim que a sobrinha Viviane descreve com orgulho a tia, ressaltando: “foi uma das mulheres mais incríveis deste mundo!”.

Viúva e mãe de dois meninos, Rosemar, assim como outras mães na mesma condição, deixava as crias com parentes e vizinhos para ir ganhar o pão. A luta diária não lhe furtava o sorriso do rosto e muito menos a solidariedade, que sempre encontrava jeito para manifestar. Conta a sobrinha que, como empregada doméstica, tia Rose alimentou os seus e ainda dividia o que tinha com outros necessitados.

Muitos perguntavam de onde vinha tanta força para viver. Segundo Viviane, Rosemar viu outras mães perderem seus filhos para a violência, a criminalidade e a miséria. Foi na corda bamba da vida que ela se fez forte para perseguir e conquistar com muito suor, choro e ausência o seu maior sonho: garantir um teto e uma vida digna para os filhos.

“Orgulhe-se, nega, seus filhos são homens honestos e honrados”, é o recado de Viviane para Rose.

A existência de Rosemar permanece sendo inspiração, força, potência e luz, reforça a sobrinha, que se compromete em transmitir o legado da vida e da maternidade da tia às próximas gerações. "Eles a conhecerão, prometo!"

Com a certeza de que a tia viveu a sua fé e cumpriu a sua missão, Viviane acredita que, como tanto desejou, Rosemar receberá seu galardão. Ela encerra esta homenagem agradecendo por tanto amor, cuidado e intercessão. "Vá em paz, na certeza de que Deus está nos consolando."

Rosemar nasceu em Niterói (RJ) e faleceu em São Gonçalo (RJ), aos 60 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela sobrinha de Rosemar, Viviane Gonçalves Araújo dos Santos. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Rosimeire Seixas, revisado por Fernanda Ravagnani e moderado por Rayane Urani em 7 de julho de 2021.