1951 - 2020
A linda vovó Pimenta!
Ela não era lá muito de sair. Preferia ficar em casa costurando, fazendo crochê, conversando com a vizinha da frente... ou, principalmente, cuidando dos netos. Ah, que alegria era quando eles entravam correndo na sua casa! Ela amava isso!
O filho Thiago conta que toda vez, antes de irem embora da casa dela, a mãe o chamava de canto. Enchia sua mochila de biscoitos e balas para dar aos meninos. "Não fala pra ninguém, hein?", ela pedia. Depois, os acompanhava até o elevador só pra dizer "Vai com Deus" e dar um beijinho em cada um. Os meninos logo respondiam: "Vovó Pimenta, você é linda!".
Sandra era dona de casa. Estava casada desde os 28 anos com o Clóvis e teve quatro filhos: Daniela (já falecida), Andréa, Breno e Thiago. Também teve uma outra filha, a Jakeline, de um relacionamento anterior. Eram quatro os netos que ela amava de paixão: Caio, Marcelo, Heitor e Luquinhas.
Na última vez em que se encontrou com o filho, um dia antes de ela partir, perguntou por cada um. Ela era muito cuidadosa, sempre se preocupando com todos.
"Sabe, as mães não deviam partir. Sei que cada um tem a sua crença, mas penso que tudo tem um motivo. O espírito vive para sempre, e eu quero acreditar que um dia vamos nos reencontrar na hora certa... e você vai me receber sorrindo aquele sorriso, de quando os meninos chegavam na sua casa.", deseja Thiago.
Sandra nasceu Belo Horizonte (MG) e faleceu Rio de Janeiro (RJ), aos 69 anos, vítima do novo coronavírus.
Jornalista desta história Felipe Held, em entrevista feita com filho Thiago Guimarães Valle, em 21 de maio de 2020.