Sobre o Inumeráveis

Sebastião Batista de Figueiredo

1954 - 2021

Um batalhador que soube amar, aproveitar a vida e descansou como guerreiro levando o amor eterno da família.

Sebastião nasceu de uma família simples no Acre. Mudou-se para a capital do estado sozinho, aos 17 anos, em busca de uma vida melhor e, lá, ainda muito jovem, tornou-se servidor da "Funai". Ali, iniciou sua carreira como ajudante de serviços gerais, atuou como motorista, passou a Chefe de Departamento e chegou a chefiar este órgão federal no seu estado.

Tião Figueiredo pode ser definido como um guerreiro vencedor, venceu as dificuldades da vida, sedimentou uma boa carreira e construiu uma família que considerava como sua maior vitória: sólida, harmoniosa e com muito amor.

Prático, determinado, ágil e “resolvido”, como se costuma dizer, não deixava nada para depois. Com estas características pessoais e, com o apoio incondicional da esposa Mary, sua companheira de mais de três décadas, e dos filhos Mariana e Lucas, venceu até um severo câncer sem se deixar abater pelas sequelas.

Valorizava o envolvimento com a população e ajudava as pessoas sem alarde. Tinha uma alma nobre e conquistou ao longo da vida uma infinidade de amizades.

Com um dinamismo que era sua marca, gostava dos movimentos sociais e, com um perfil de líder, foi presidente da "Associação dos Moradores do Bairro Tucumã" e também da "Associação dos Servidores da Funai" no Acre deixando, nesta última, como seus principais legados a retomada, recuperação e melhoria da sede da entidade.

Na esfera política, foi militante histórico do "Movimento Democrático Brasileiro" (MDB) e participava intensamente das campanhas eleitorais ajudando a eleger governantes e representantes do Estado, mas isto só acontecia quando ele que se identificava com as ideias deles.

Tião era um homem que não gostava de ficar parado, mas no ano de 2020 foi obrigado a frear suas atividades.

Agora, a dor enfrentada pela família é grande, mas o seu conforto vem do reconhecimento de que todo guerreiro, mesmo os grandes vencedores como Sebastião Figueiredo conseguiu ser, chega a hora em que precisam descansar.

Sebastião nasceu em Tarauacá (AC) e faleceu em Porto Velho (RO), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Sebastião, Mariana Tavares de Figueiredo. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Vera Dias, revisado por Renata Nascimento Montanari e moderado por Rayane Urani em 22 de abril de 2021.