Sobre o Inumeráveis

Sinval Rodrigues Teixeira

1969 - 2020

Conhecido por muitos como Cachorrão, onde chegava latia alto e arrancava sustos e risos.

Sinval cresceu na roça. Cavalgava até a escola e, por vezes, tinha apenas o arroz e a abóbora da plantação para comer. Parado na porta de casa esperava, acompanhado da irmã Civani, o tiro de espingarda do pai rasgar o ar e atingir algo. "Oba! Vamos ter carne para o almoço".

Além de banhar-se no rio, era dali que ele tirava, através da pesca, a comida, sempre colocando minhoca no anzol para a irmã, que morria de medo do bicho gosmento nos dedos.

Com Civani dividiu a dor da separação dos pais, a doçura das balas e biscoitos, e o sabor dos hambúrgueres na cantina, toda sexta-feira, comprado com os trocados que eles juntavam. Aos 10 anos, Sinval já trabalhava.

Sinval e Civani dançaram em forrós, lambadas e pagodes. Mudaram-se, divertiram-se e também brigaram, como acontece hora ou outra com todo par que não se separa. Eles dividiam as dores, encurtavam as distâncias e compartilharam a felicidade, ao ver a família aumentar, quando tiveram mais irmãos e, depois, seus parceiros e filhos.

As crias de Sinval: Rayane e Lucas, viraram também parte da plateia que não tinha descanso das risadas que Sinval arrancava. Era impossível ficar ao lado dele sem gargalhar e, até no programa do Tom Cavalcante ele foi competir com suas piadas.

Dono de um coração enorme e cheio de alegria, amava todos sem distinção. Conhecido por Cachorrão, onde quer que chegasse, latia alto e grosso para assustar todos.

Que continue brincando dessa forma e alegrando outras plateias aí em cima, e aqui em baixo, cada vez que ouvirmos um latido sem dono, não saído da boca de um cachorro, saberemos que é você dando um "oi".

Au, au, au.

Sinval nasceu em Planaltina (GO) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 51 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Sinval, Civani Rodrigues Teixeira. Este tributo foi apurado por -, editado por Ana Squilanti, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 16 de agosto de 2020.