Sobre o Inumeráveis

Sônia Regina Costa Barbosa

1949 - 2020

Uma pioneira no tratamento do HIV no Brasil, conhecida por sua timidez e generosidade.

Sônia foi uma médica infectologista que trabalhou com afinco e dedicação sendo umas das pioneiras no tratamento de pessoas soropositivas no município do Rio de Janeiro. Dedicou-se à tarefa de tratar pessoas infectadas pelo vírus HIV até a sua aposentadoria.

A forma humana e generosa de tratar os enfermos e também os parceiros em seu ambiente de trabalho fez dela uma pessoa muito querida e respeitada. Assim, mesmo depois de aposentada manteve a amizade com muitos que conviveram com ela durante os anos em que esteve dedicada à medicina.

Era muito discreta e tímida, nada que impedisse que sua alegria contagiasse todos ao redor. Foi uma mãe dedicada aos dois filhos e ao marido (in memoriam). Os netos eram seus maiores amores.

Não era muito afeita a festas e lugares onde houvesse grandes aglomerações. O que a encantava de verdade e realmente a divertia bastante eram as viagens. Sônia gostava de conhecer lugares e novas culturas. Além das viagens, tinha a leitura como hobby.

Sua partida deixou muitas saudades e sua ausência é muito sentida pela família e amigos.

Sônia nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 71 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Sônia, Rodrigo Barbosa Cassiano de Souza. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Ana Clara Rodrigues Cavalcante, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 29 de dezembro de 2020.