Sobre o Inumeráveis

Terezinha de Jesus Barros Lima

1934 - 2021

A boleira mais talentosa da família, parecia uma formiguinha escondendo doces pela casa, para comer escondido do filho.

Era só chegar à casa de dona Terezinha que você logo era agraciado com uma bela fatia de bolo. Além dos agregados ─ os genros e noras de filhos e netos que eram adotados por ela num piscar de olhos ─, mantinha sempre por perto e com muito carinho os treze netos e três bisnetos. Não esquecia o aniversário de nenhum e era a primeira a ligar para parabenizar e celebrar a vida dos seus amados.

Engana-se quem pensa que as únicas delícias eram seus costumeiros bolos "mais gostosos do mundo", como diz a neta Paula. Ao desbravar os demais cômodos da casa, era sempre possível encontrar docinhos que ela comia às escondidas, já que seu filho, Claudionor Júnior, se preocupava com sua saúde. Juninho foi seu fiel companheiro: cuidava da mãe nas 24 horas de todos os dias da semana.

Ela amava costurar e fazer sapatinhos de tricô ─ fez para os netos e bisnetos, e , também, para inumeráveis bebês, filhos de membros da igreja que frequentava. E, falando sobre igreja, foi uma serva fiel. Sabia versos decorados da Bíblia, vivia cantando hinos e sempre se preocupava com a vida espiritual dos familiares.

Era viúva de seu Claudionor e dedicou a vida aos filhos. Fazia questão de ligar para saber sobre cada um, mesmo depois de adultos. Já os netos, ah... esses eram sua maior felicidade, assim como os bisnetos que vieram depois: Isabella, Alexandre e Sofia.

Terezinha adoraria ter conhecido Manuela, a mais nova integrante do clã. Seu maior legado é a união da sua família. "Agora nos resta apenas a certeza do reencontro no Céu. Até lá... fica a saudade. Ah, se fica!", conclui Paula.

Terezinha nasceu em Natal (RN) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 86 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de Terezinha, Paula de Barros Lima Freitas. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 16 de fevereiro de 2022.