1944 - 2021
Seu maternar foi para além dos filhos, ao acolher com amor e simplicidade centenas de pessoas.
Ela nasceu com o dom de escutar as pessoas com o coração e cuidar delas no que precisassem. Boa ouvinte e observadora, sua presença era percebida à distância por seu jeito de estar nos lugares, com seu sorriso marcante e sua gargalhada única.
Sua fé era gigante! Tinha uma conexão fantástica com Deus, era amiga íntima de Jesus e em suas preces sempre colocava todos os que lhe pedissem ajuda.
Gostava de cuidar dos irmãos e da família, e para cada pessoa que encontrava tinha uma receita, uma solução e uma cura.
Amava ler e fazer palavras cruzadas, conversar com as plantas, mandar beijinho para seus “netos doguinhos”, contar histórias e fazer aquela comida inesquecível de mãe.
O filho, Ives Afonso, conta sobre Terezinha: “Mãe de três homens, 'adotou' centenas de pessoas com seu sorriso e mensagens cristãs. Uma avó incrível e presente, cuja simplicidade e amor sempre serão exemplos. Dizer que ela era amorosa, corajosa, caridosa, honesta e determinada é pouco para defini-la”.
Terezinha nasceu em Eirunepé (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Terezinha, Ives Afonso Montefusco de Souza. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 23 de dezembro de 2022.