1937 - 2020
Comemorava seu aniversário em pleno Natal, com alegria e acolhimento.
Esta é uma carta aberta de Suzana para sua prima-irmã, Tomazia:
Houve um certo Natal, nos longínquos anos da infância, em que passei o mais gostoso, o mais diferente e o mais alegre Natal da minha vida infantil. E foi ao seu lado, querida Tomazia.
Foi debaixo de um pé enorme de tarumã à beira de estrada, naquela noite estrelada de 24 de dezembro! Quando o nosso transporte, a velha perua do “Fiveira”, deu o prego no caminho da casa da vó Venina, que nos aguardava em Porto Murtinho.
Eu, no auge dos meus 8 anos, achei o máximo quando você, querida Tomazia, pegou os lençóis da sacola, estendeu-os no gramado para dormirmos olhando as estrelas e ouvindo as estórias do pai e do primo Orlando e as lamúrias dos menores.
O tempo passou, outros natais e outros aniversários seus vieram. Na sua casa, junto com outros convidados e com sua família, nos alegramos recebendo seu abraço. Todos sorrindo e rindo com você, com suas narrativas, com os acontecimentos domésticos, sempre tão animados.
O tempo passou. Este, que não espera por ninguém, não respeita sentimentos, nem vontades, nem saudades...
Mas hoje estou aqui para lhe prestar minha homenagem em mais um aniversário, minha querida prima! Estou aqui com amor e esperança, rogando ao Aniversariante, o Menino Jesus, por sua saúde espiritual.
Que você atravesse o deserto sã e salva, minha amada! Com toda a integridade de sua alma sempre leve, como caminhou aqui nesta Terra. E ainda em seu futuro vindouro, agora já presente, onde só o Pai Maior nos conduz! Parabéns, prima querida. Siga em paz.
Com amor,
Sua Suzy
Tomazia nasceu em Porto Murtinho (MS) e faleceu em Campo Grande (MS), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela prima-irmã de Tomazia, Suzana Vaz da Costa. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Suzana Vaz da Costa, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 23 de março de 2021.