Sobre o Inumeráveis

Valdemar Gomes Alves

1956 - 2020

Demar das Cutias gostava mesmo era de jogar baralho e dominó com os amigos na praça.

O café da manhã logo cedo na padaria de Jaconias era tradição. Depois, Valdemar Gomes Alves estava pronto para enfrentar mais um dia de trabalho como presidente da Câmara Municipal de Carira (SE), conversando com as pessoas, ouvindo as queixas e ainda ajudando quando alguém precisava de algum serviço na capital do estado.

Nascido e criado no povoado Cutias, no município de Carira, Valdemar era casado há quarenta e um anos e era pai de Lamarque, Ademário e Graziela; e avô do pequeno Miguel, de seis anos.

“Meu pai costumava cantar uma música junto com o meu filho: ‘Você meu amigo de fé, meu irmão camarada / amigo de tantos caminhos e tantas jornadas’. A maior lembrança é a alegria. Ele sempre tinha com um sorriso, muito bem-humorado e adorava fazer brincadeiras com todos a sua volta”, afirmou a filha Graziela Alves.

Nos momentos de folga, Demar das Cutias, como era conhecido, se divertia vendo futebol, jogando dominó, baralho e conversa fora com os amigos na praça da cidade. Pautou sua vida em simplicidade, humildade e generosidade, tanto que ingressou na vida política e já estava no 8º mandato como vereador em Carira.

“O maior legado do meu pai foi ensinar que aqui na Terra se junta riqueza. Ele dizia que o dinheiro só serve se você usar pra ajudar outras pessoas. O dinheiro precisa girar, então, se você tem, ajude os irmãos que não têm. Assim era meu pai, um homem simples, de pouco estudo, mas que possuía o melhor: muito amor no coração. Ele conseguiu entender qual o nosso propósito aqui na Terra, que é doar amor, e isso ele fez”, disse Graziela.

Valdemar nasceu em Carira (SE) e faleceu em Aracaju (SE), aos 64 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Valdemar, Maria Graziela Gomes Alves. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Letícia Imperatriz Ribeiro Nery, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 26 de novembro de 2020.