Sobre o Inumeráveis

Valéria Maria Faria Ohashi

1953 - 2020

Seu “oiê”, acompanhado de um sorriso sincero e acolhedor, significava amor em todos os planetas e idiomas.

Quem nasce em Minas é o quê? Valéria foi universal. Um fenômeno vivo que, feito estrela cadente, viajou por vários lugares rapidamente e deixou um perpétuo rastro de luz em cada cantinho.

Foi em Paulo Afonso, na Bahia, que passou sua infância e juventude. Depois mudou-se para Recife, Pernambuco, onde começou a faculdade de Medicina. Lá também decidiu dedicar-se à família após ter casado com Masaru, um professor, imigrante japonês, que a havia convidado para uma dança. Naquele dia bailaram tão intensamente que, num giro, entraram em órbita e se alinharam por 48 anos; o equivalente ao eterno no Planeta das Paixões.

Mas nem mesmo o céu foi o limite. Como mãe, Valéria foi um anjo, uma astronauta e tudo o que há de mais misericordioso. Ela se sentia pisando em Marte e cravando em seu solo a bandeira da vitória a cada vez que o filho aprendia os segredos da vida: amor e generosidade. Extremamente vibrante e, mesmo quando ausente, presente, o seu tesouro não era encontrar vida fora da Terra, mas nela própria. A descoberta aconteceu em 2012, quando se tornou avó dos tesouros Mariana, Ária e Igor. A emoção, obviamente, foi coisa de outro mundo; era o brotar de toda a vida dedicada aos filhos, oferecendo seus mais belos e valiosos frutos.

À realidade da Terra, Valéria Maria transmitia alegria; fonte de vida. Trabalhou como voluntária na AACD e, por décadas, difundiu a cultura japonesa no Nordeste do Brasil através do consulado do Japão em Recife. Conciliava tudo à sua grande paixão: a família e os amigos, seus amores, que testemunharam uma comprovação científica: quando uma estrela morre, seu brilho ainda é visto por milhões de anos.

Filhos e netos lembrarão sempre da delicadeza da voz, do toque leve e perfumado, do colo aconchegante, do xale macio, do perfume adocicado e das histórias que exalam, por anos-luz, um amor e uma dedicação incondicionais.

Valéria nasceu em São João Del Rey (MG) e faleceu em São Paulo (SP), aos 67 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Valéria, Alberto Ohashi. Este tributo foi apurado por Irion Martins, editado por Irion Martins, revisado por Didi Ribeiro e moderado por Rayane Urani em 26 de maio de 2020.