1970 - 24/06/2021
Herdeiro de um saber ancestral: reformar pianos.
Ele amava sua profissão. Aprendeu o ofício com o pai, assim como seus irmãos, e assumiu a vaga que havia sido do seu genitor na loja de pianos da cidade. "Quando meu pai era criança, ajudava o meu avô a fazer entregas de pianos com carroça. O trabalho era o orgulho deles", conta o filho Johnatan, o segundo de Seu Valtemir.
Mantendo a tradição ancestral, o filho mais velho de Valtemir também foi treinado no ofício. "Eu, por outro lado", conta Johnatan, "sempre tive muita alergia a produtos químicos, então meu pai não me levava para trabalhar junto dele. Depois de adulto, abri um CNPJ para ele e meu irmão poderem trabalhar como autônomos também".
Tanto na loja, como atendendo aos próprios clientes, Valtemir mantinha a seriedade. Porém, nunca estava triste e sempre que tinha uma oportunidade arrumava uma forma de "pregar peças" nos colegas de trabalho, fazendo, por exemplo, barulhos estranhos para assustá-los quando estavam todos em silêncio. Tudo para tornar o ambiente mais leve e menos tenso.
Com a família, ele não era diferente. Pai de cinco filhos — Johnatan, Lucas, Felipe e os gêmeos Ana Gabriela e Gabriel — gostava de vê-los reunidos, de estar junto deles e sempre incentivava o diálogo. "Logo depois que fui morar sozinho, ele me falava que sonhava que eu tinha voltado a morar com eles. Se dependesse dele, manteria todos os filhos sob o mesmo teto", lembra Johnatan.
Valtemir foi o primeiro namorado de Eliane. Eles moravam na mesma rua e foi onde se conheceram. No começo namoravam escondido, porque os pais dela não aprovavam. "Meu tio, irmão mais velho do meu pai, sempre contava nos churrascos de família que meus pais subiam na árvore para poder dar uns beijinhos. Como todo relacionamento longo, tiveram seus altos e baixos, mas sempre estiveram juntos, se apoiando", diz o filho. Enquanto o pai era coração, emoção e paciência, a mãe era mais racional e meio explosiva. Assim, chegavam a um equilíbrio. "Para mim, eram o casal perfeito", conclui Johnatan.
Valtemir nasceu em Ribeirão Preto (SP) e faleceu em Ribeirão Preto (SP), aos 50 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Valtemir, Johnatan Vieira Lima de Jesus. Este tributo foi apurado por Luciane Crippa, editado por Luciane Crippa Kobayashi, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 6 de novembro de 2021.