Sobre o Inumeráveis

Valter Barboza

1981 - 2020

Filho presente, pai exemplar, amigo para todas as horas e um esposo eternamente apaixonado.

Valter Barboza era muitos em um só.

Mecânico industrial por ofício, mas inventor por paixão, possuía o dom da criação e da organização. Guardava até mesmo seus brinquedos da infância, com o cuidado e zelo de um artista, e inventava sempre uma nova ideia para incrementar o visual de sua tão amada chácara.

Amava cuidar do carro dele, da esposa e do pai. Ele tirava o fim de semana para fazer isso e era muito caprichoso.

Para além de suas capacidades intelectuais e manuais, havia o amor incondicional que ele era mestre em praticar. Filho presente, pai exemplar de Isabelly e Nicolas, amigo para todas as horas e um esposo eternamente apaixonado pela sua Michele, como descreve sua irmã, Elaine, que o apelidou carinhosamente de “herói”.

São essas virtudes tão individuais e específicas de Valter que ficarão na memória dos que vão amá-lo para sempre. Seu gingado inesquecível da última festa de ano-novo também ficará para a história, sempre acompanhado de muitos sorrisos dos que puderam estar lá.

Mesmo em suas últimas palavras, Valter não economizou na dose de carinho, generosidade e esperança.

Ele foi animar a festa das estrelas com seu jeito desengonçado e inesquecível de ser, que fazia amigos por onde quer que passasse.

Valter nasceu em Santo André (SP) e faleceu em Santo André (SP), aos 39 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela irmã de Valter, Elaine. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Gabriela Monteiro, revisado por Joselma Coelho e moderado por Rayane Urani em 7 de junho de 2020.