Sobre o Inumeráveis

Vera Lúcia da Conceição Barbosa

1954 - 2020

Verinha tinha como especialidade ouvir as pessoas e dar seus conselhos.

Amiga para todas as horas, apaixonada pela família e amigos, era capaz de sorrir mesmo quando estivesse triste. Cativava amor e carinho em todos que a conheciam

Gostava de ir à igreja e conversar com os amigos. Mulher evangélica, encontrava na religião um momento para relaxar em meio a correria e aos afazeres cotidianos. "Quando nos encontrávamos, colocávamos as conversas em dia; ela pouco saía de casa; estava sempre atenta com seus afazeres e cuidando de quem precisava", com carinho, relembra a amiga Leni.

Quando tinha apenas 24 anos, Vera Lúcia foi morar com Maria Aparecida, mãe de Márcia, que era cunhada de Leni. Desta mudança nasceu um forte laço de amizade com toda a família. Reservada e prestativa, ajudava nas tarefas domésticas, levava os pequenos para escola, ao médico ou onde mais fosse preciso. No trabalho como dona de casa e cuidadora de crianças, zelou por Márcia e seus irmãos - os quais estimavam ela como uma mãe -, e também foi responsável por tomar conta de outras crianças da família - principalmente Isabella, que tem paralisia cerebral. Sempre muito paciente, era querida pela garotada que cresceu sob seus cuidados.

Foi um exemplo de pessoa, cuidava dos outros em primeiro lugar. "Minha sobrinha-neta Isabella ainda olha para os lados em busca de Verinha. Restam as boas lembranças que tivemos junto à ela", despede-se Leni, cheia de saudade.

Vera nasceu em Januária (MG) e faleceu em São Paulo (SP), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela amiga de Vera, Leni Pedrosa. Este tributo foi apurado por Saory Miyakawa Morais, editado por Mariana Nunes, revisado por Luana da Silva e moderado por Rayane Urani em 21 de novembro de 2021.