Sobre o Inumeráveis

Vera Lucia Tuychi Assis

1951 - 2021

Entrava a madrugada transformando tecidos em roupas maravilhosas, assim tornou-se empresária no ramo da costura.

Vera era uma mulher rara a começar por suas origens. O pai era japonês e a mãe descendente de italianos. Dos seus antepassados, de acordo com a filha Fabiana, ela herdou o melhor. Tinha uma disciplina impecável e apreço pela boa educação, era rígida com os estudos dos filhos, como os nipônicos.

Amava comer e reunir a família à mesa, sempre acompanhada de um bom vinho, traços da cultura italiana. "Não tinha preguiça de cozinhar, chamava a gente para comer às dez da noite e o prato de destaque era o macarrão", relembra a filha.

Um dos programas favoritos dela eram os almoços de domingo. Brincava que os genros poderiam ficar em casa. "Quero só as filhas", dizia. Após a refeição farta e deliciosa preparada por suas mãos de fada, a conversa rendia em volta da mesa. Ficava feliz de estar rodeada por sua prole - três filhas, o marido, genros e seis netos: Manuela, Antônio, Otávio, Maria Luiza, Luiz Carlos e Gabriela.

Esse apego à família começou ainda na infância. Saiu da roça onde nasceu com sete anos para estudar e chorava de saudades dos pais que lá ficaram. Vera não chegou a cursar graduação, contudo deixou sua marca com um empreendimento de sucesso em Uberaba, Minas Gerais. No começo, ela costurava roupas para vender. O bom gosto e a vontade de fazer acontecer, fez com que o seu negócio crescesse tornando-se uma multimarcas.

"Lembro de me levantar à meia-noite para tomar água e de encontrar minha mãe costurando. Nunca reclamou, incessantemente agradeceu. Minha avó, que tanto queria que ela se formasse, dizia que, mesmo sem diploma, minha mãe a encheu de orgulho".

Um tempo depois, conseguiu tirar o negócio de casa e levar para a cidade. Abriu uma loja de multimarcas em Uberaba, a qual batizou com seu nome, Vera Tuychi. Quando ela partiu, a Empresa já tinha cerca de 30 anos. As filhas, Fernanda e Renata, continuaram o empreendimento. "Mamãe era uma mulher muito querida na cidade", afirma Fabiana.

Construiu a família que tanta amava com José Renato. Ele declarou que ela foi seu primeiro e único amor, ficaram juntos por mais de 50 anos. Quando se conheceram, eram pobres, todavia com muito trabalho, melhoraram a condição e conseguiram ter uma vida confortável. "Não ficaram ricos, porém nos deram a melhor educação e vida do mundo".

Na juventude, gostavam de namorar na praça e ir ao cinema. Eram grudados e namoraram oito anos antes de se casarem. Mantiveram o respeito até o final. José Renato falava que a conquistou por causa de uma aposta com os amigos, pois era uma das moças mais bonitas de Uberaba. Ele, também galã, as fotos não mentem, não só ganhou a aposta, como um amor para a vida toda. Vera jamais admitiu que o início do namoro foi impulsionado por uma aposta. "Além de bonita, foi a mulher mais cheirosa que conheci", rememora a filha.

Era uma avó coruja. A neta Emanuele fez uma linda homenagem para ela, quando partiu. Relatou que dormiam juntas frequentemente, desde que tinha três anos de idade. Tornou-se uma confidente e companhia agradável, principalmente em restaurantes italianos. "Minha companheira de séries e filmes, pulava para o final para saber logo como terminavam as histórias", conta a primeira neta.

A nipo-italiana tinha uma fé inabalável. Só entrava na igreja de joelhos, por isso, tinha uma joelheira. Rezava o terço diariamente, às 19h15min.

Vera pode ter certeza de que será amada até a eternidade. As tantas memórias que criou com as filhas e netos farão com que viva perpetuamente. Será celebrada com as comidas que gostava, em volta de uma mesa na qual todos terão boas histórias para contar com a matriarca.

Vera nasceu em Uberaba (MG) e faleceu em São Paulo (SP), aos 69 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Vera, Fabiana Tuychi. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Talita Camargos, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Ana Macarini em 21 de fevereiro de 2022.