Sobre o Inumeráveis

Ilma Ferreira Mendes Vieira

1941 - 2020

Definitivamente ela não era deste mundo. Sua bondade simplesmente não combinava com o resto da humanidade.

"Você conhece alguém bom de verdade? Eu conheci: a minha sogra, a melhor pessoa do mundo e que hoje é uma estrela", assim Sabrina começa sua linda homenagem à sogra.

Dona Ilma criou filhos, netos e, em 2016, orgulhosamente tornou-se bisavó.

Ela era uma unanimidade, ninguém discordava que ela era um anjo na Terra. A nora Sabrina afirma: "Foi uma lição de vida conviver com ela".

Para a nora, o melhor arroz com feijão, a farofa mais gostosa do mundo e o pudim de leite perfeito sempre foram os da sogra. Sabrina costumava chamar dona Ilma apenas de "sogra" e conta: "Ela era a bondade em pessoa e deixou amor por onde passou. Ela foi tão querida... Ah, como foi! Estamos tentando nos acostumar com sua ausência, com a falta da sua risada e das suas gafes, que ela mesma contava, rindo de si mesma".

Uma vez, ela marcou de se encontrar com a filha em uma loja de móveis. Durante a espera, dormiu na poltrona do mostruário. "Ela trocava as palavras e dava gargalhadas contando sobre isso depois", diz a nora.

"Sogra era puro amor, caridade e 78 anos de muita vitalidade. Sei que a Covid-19 nos levou nossa querida muito antes do tempo, agora nos restam as lindas lembranças e as saudades", e despede-se com uma declaração de amor eterno em seu nome e em nome dos filhos Rodrigo e Rosana, dos três netos, do genro e de toda a família de Dona Ilma.

Ilma nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e faleceu em Campos dos Goytacazes (RJ), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela nora de Ilma, Sabrina Vieira. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 14 de dezembro de 2020.