Sobre o Inumeráveis

Inês Donata Marques Ruiz Batista

1951 - 2021

Ao passear apreciava as árvores em flor, se encantava com a Rua do Porto e fazia uma pausa pro café da Paneteria Sol Nascente.

Irmã mais velha de uma família de oito irmãos, era ela quem se preocupava e buscava o bem-estar de todos. Foi Inês, inclusive, que conseguiu a cidadania espanhola para toda a família. “Ela era uma pessoa ímpar, se preocupava com toda família, lembrava do aniversário de cada um e amava a todos indistintamente”, afirma a irmã Angela.

Foi ela quem desde cedo lutou para ajudar os pais na criação dos irmãos mais novos. Ivete conta que a irmã se formou com muita luta – “ela fez duas faculdades!” – e sempre trabalhou muito, até mesmo depois de aposentada para não incomodar ou depender de outras pessoas.

As irmãs relatam que Inês adorava as festas em família, especialmente o Natal: “ela amava presentear a cada um de nós.” Também gostava de passear, fora e dentro da Piracicaba, cidade onde nasceu e cresceu.

Ina, como as irmãs carinhosamente a chamavam, faz falta na família e faz falta na vida. Entretanto, as irmãs e a família como um todo entendem que, apesar de não terem mais a presença de Inês, ela deixou o legado do amor e isso permanecerá para sempre na memória e no coração.

“Que o Senhor cuide de nossa rainha! Até breve!”, Angela e Ivete finalizam essa homenagem.

Inês nasceu em Piracicaba (SP) e faleceu em Piracicaba (SP), aos 69 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelas irmãs de Inês, Angela Ruiz e Ivete Ruiz Marques. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Denise Stefanoni, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 5 de fevereiro de 2023.