Sobre o Inumeráveis

Jeferson Araujo Pereira

1986 - 2020

Amava organizar brincadeiras divertidas com familiares e amigos.

Jeferson, mais conhecido por Xocho, era um corintiano roxo e dono de um coração grandioso. Bagunça era com ele e, mesmo com algumas restrições alimentares, todo final de semana gostava de organizar um churrasco.

Não teve esposa nem filhos. Vivia com sua primeira e única família: pais e irmãos. Era tão ligado a eles que tinha o hábito de contar com a ajuda de alguns deles para executar tarefas simples e corriqueiras.

"Tínhamos uma relação muito bacana. Trabalhamos na mesma empresa e íamos juntos às festas. Ele era meu grande companheiro de todas as horas", conta sua irmã Kelry.

Xocho gostava muito da Isabela, uma criança que cresceu junto à família. Brincava muito com ela e era perceptível a reciprocidade do amor fraternal que sentiam, ela o chamava de "irmãozão".

Na hora de comprar roupas, as peças mais coloridas e vibrantes eram as escolhidas por Jeferson. Ele também gostava de usar bonés, e Kelry geralmente fazia brincadeiras e comentários motivados pela escolha das plotagens eleitas pelo irmão para estampá-los: era sempre a figura de algum personagem.

Kelry diz que o irmão era simples, humilde, carinhoso e sorridente com todos que conviviam com ele. Segundo ela conta, Balazar ─ como ela o chamava carinhosamente ─ era de uma simpatia sem igual.

"Com certeza, foi um presente de Deus para todos que o amavam. Sem querer nada em troca pelo amor que distribuía ao próximo, pensava muito no tempo presente, sem se preocupar tanto com o futuro. Passar um tempo na casa de praia era um de seus planos. Infelizmente não pôde realizar, embora os momentos vividos tenham sido de intensa alegria", diz a irmã em tom de despedida.

Jeferson nasceu em Santo André (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 33 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Jeferson, Kelry Araujo Pereira. Este tributo foi apurado por Sonia Ferreira, editado por Sonia Ferreira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 30 de junho de 2021.