Sobre o Inumeráveis

João Batista Acaiabe

1944 - 2021

Viveu várias vidas em uma. Artista dos palcos e das telas será eterno no imaginário cultural brasileiro.

"Ele era incrível em tudo que fazia e sempre pensava no bem comum", assim Michele, uma fã de João Acaiabe, inicia sua homenagem e aproveita para relembrar um pouco da trajetória do ator que tanto admirava:

"A versão dos anos 2000 do personagem Tio Barnabé, do "Sítio do Picapau Amarelo", tornou João Acaiabe nacionalmente conhecido. Outro papel de destaque do ator foi na pele do personagem Chef Chico, no remake de "Chiquititas", entre 2013 e 2015.

Com uma carreira de mais de cinco décadas no cinema, teatro e televisão, estreou na TV Tupi com a versão original da novela "A Viagem". João Acaiabe atuou também em programas infantis como "Bambalalão" (TV Cultura), no "Telecurso 2000", em várias novelas da Rede Globo, como "Eterna Magia", "Segundo Sol" e "Vila Madalena" e muitas outras produções.

"O Dia em que Dorival Encarou o Guarda", de Jorge Furtado e José Pedro Goulart, rendeu-lhe o prêmio de Melhor Ator de Curta-Metragem no Festival de Cinema de Gramado em 1986.

João nasceu em Espírito Santo do Pinhal (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela fã de João, Michele de Souza Novais. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Acácia Montagnolli e moderado por Rayane Urani em 12 de abril de 2021.