Sobre o Inumeráveis

Joeci Pacheco Furtado

1966 - 2020

Se orgulhava dos bons amigos, do trabalho digno e da família amorosa, pois não precisava de muito para ser feliz.

Dividiu a vida por treze anos com a companheira Suedi, com quem construiu uma relação de amor e afeto. O amor dos dois transbordou e assim nasceu Jonatan, a materialização do sentimento que existia entre o casal. O carinho sempre se fez presente. Joeci também foi pai de coração de Gustavo, que ele amava como filho, além de mais três filhos biológicos que ele sempre fez questão de cuidar e amparar. Nas horas vagas amava jogar ping-pong e futebol com os filhos. Joeci foi pai amoroso, sempre fazendo de tudo pelo bem da família e valorizando cada segundo que passava ao lado dos seus.

Era um operador de máquinas pesadas honesto e dedicado. Trabalhava em uma mina, em Serra do Navio (AP), tinha muito orgulho do emprego que conquistou com seriedade e dignidade, e era um funcionário exemplar. Nas folgas, gostava de se reunir com os amigos para jogar futebol e se divertir. Os colegas de profissão viam em Joeci um exemplo a ser seguido.

Querido por todos, era mesmo um homem cativante. Fez muitos amigos ao longo da vida, pois era difícil resistir a simplicidade e a doçura de Joca, como era conhecido por todos. Sábio e batalhador, amável e inteligente. Se orgulhava de tudo que tinha na vida, pois sabia que não se precisa de muito para ser feliz, apenas bons amigos, um trabalho digno e uma família amorosa. Joca tinha tudo isso, e era grato por cada conquista. Não comia sem feijão, e amava ouvir Amado Batista e Paula Fernandes.

Joca deixa saudade em todos que tiveram a sorte grande de cruzarem com ele nos caminhos da vida. Depois de sua partida, o futebol dos funcionários ficou um pouco de lado, e o feijão agora parece não ter tanta importância. Os filhos sentem sua falta todos os dias, os amigos e a esposa se lembram a todo instante de sua companhia, mas sabem que a ausência é temporária, e saudade só se sente de pessoas incríveis, e Joca era assim, incrível.

Joeci nasceu em Macapá (AP) e faleceu em Macapá (AP), aos 53 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela esposa de Joeci, Suedi do Socorro Matos Costa. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Bárbara Aparecida Alves Queiroz, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 3 de maio de 2022.