Sobre o Inumeráveis

José Paulo Silveira Ataíde

1946 - 2020

Generoso e caridoso, lutava contra o preconceito e a desigualdade. Atleticano de paixão, era doido pelo galo.

Apaixonado pelo Atlético Mineiro, repassou o amor ao clube aos filhos e netos, e fez toda a família atleticana de paixão. Esportista, estava sempre praticando alguma atividade física, gostava de caminhar e cuidar da saúde.

Brumadinhense, tinha muito amor pela querida cidade. Lá foi vereador durante três mandatos, presidente da Câmara e secretário de Saúde. Ajudou muitas pessoas quando a barragem se rompeu, fazendo pelos próximo o que sabia fazer de melhor: o bem.

Fazia de tudo pela família. Juscelino, um dos irmãos de José, tinha Alzheimer e era alcoólatra. Durante a pandemia, José Paulo ia todos os dias à casa do irmão dar banho e cuidar com amor e carinho do querido Juscelino. Foi quando contraiu o novo coronavírus. Quando pediam a José para que não saísse de casa, ele dizia com carinho e compaixão que não podia abandonar o irmão.

Foi um pai incrível e um avô presente. Construiu ao lado da esposa um casamento forte e saudável. Juntos tiveram 4 filhos e 6 netos. Ensinou aos filhos os princípios do respeito e da dedicação, e deu aos netos o que avós sabem dar de melhor: amor, carinho e afeto.

Bacharel em Direito, foi funcionário público da prefeitura de Belo Horizonte durante muitos anos e era muito correto no que fazia. Lutava contra a desigualdade, a descriminação, o racismo. José não tolerava injustiças, e acreditava que todas as pessoas merecem ter boas oportunidades e direitos iguais. Todas, sem distinção.

Conquistou muitos amigos ao longo dos anos, no trabalho e na vida. Foi querido por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e cativou muitos corações com seu jeito de homem sábio e forte. Foi honesto, trabalhador, divertido. Se encantava com as coisas simples da vida, como um dia em família ou um bom jogo do Atlético Mineiro.

José Paulo deixa um rastro enorme de saudade, e um maior ainda de amor e bondade. Por aqui, os dias sem ele parecem um pouco mais cinzentos e até mesmo o jogo do Atlético perdeu um pouco da graça. Do outro lado, José segue cuidando dos que amava com os mesmos sentimentos. A dedicação e o carinho ainda são os mesmos de sempre, só o endereço mudou.

José nasceu em Brumadinho (MG) e faleceu em Belo Horizonte (MG), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de José, Felipe Ataíde. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Bárbara Aparecida Alves Queiroz , revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 10 de março de 2021.