Sobre o Inumeráveis

José Vieira dos Santos

1952 - 2020

"Se eu não voltar mais, fica todo mundo com Deus!", dizia sempre que saía em viagem à terra natal.

Foi casado com Maria Rita por quarenta e cinco anos, numa relação muito amorosa que gerou os filhos Marco Antônio e Marcela. Foi um avô apaixonado pelos dois netos.

Pai maravilhoso e presente, ensinou muito sobre a vida para os filhos. Valorizava a família e, todos os domingos, visitava a mãe idosa. A ligação entre os dois era tão forte que ela não resistiu à notícia de sua morte e partiu logo em seguida.

Seu Careca, como era chamado, era muito querido pelo seu jeito humilde, sincero e comunicativo. Adorado por todos os vizinhos, irmãos e sobrinhos.

Homem íntegro, sincero e prestativo, gostava de ajudar o próximo. Em seus últimos anos, como se já fosse um resgate e uma despedida de suas raízes, seu José Vieira passou a visitar mais sua cidade natal, Padre Paraíso. Lá, além de plantar e colher alimentos na roça, ajudava nos projetos do povo em ação. Cada vez que partia em viagem para lá, abençoava os que ficavam, dizendo: “Se eu não voltar mais, fica todo mundo com Deus!”

Estava sempre disposto a ajudar, em qualquer situação, da mais complexa à mais simples. No dia do aniversário da filha Marcela, por exemplo, caiu uma chuva daquelas bem na hora da festa. Preocupado com o bem-estar de todos, fez o possível para que nenhum dos convidados se molhasse e, assim, contribuiu para tudo dar certo.

Trabalhava como pintor e pedreiro. Tinha gostos ecléticos e gostava tanto de política como de cuidar de seus passarinhos. Lutava pelas causas sociais, principalmente pelo direito à moradia.

Lembrando o ser incrível que foi seu pai, Marcela revela o que mais gostava nele: "Ele sempre fez o que quis. Se queria viaja, viajava; se queria fazer uma coisa, fazia. Tinha sua própria personalidade”.

Por sua bondade, pela alegria que espalhava na vizinhança, pelos seus pequenos gestos de carinho e atenção, como levar café para todo mundo do sacolão e ali permanecer para um dedo de prosa, é que todos sentirão para sempre sua falta.

José nasceu em Padre Paraíso (MG) e faleceu em São Paulo (SP), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado de José, Marcela Vieira. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por , revisado por Lígia Franzin e moderado por Jullia Cassia em 29 de novembro de 2020.