Sobre o Inumeráveis

Josina Matias Pereira

1963 - 2020

Zizi era nosso girassol, que emanava amor, esperança e felicidade.

Sua história começa com uma relação duvidosa com seu próprio nome. Escolheu então seu apelido e gostava de ser chamada de Josy, ou, para a família: Zizi.

Josy teve dois casamentos. O primeiro, com Marcelo, pai de seus dois filhos, Ariane e André. O segundo com Alexandre, de quem já havia se separado.

Ariane conta que a razão de viver da mãe eram os netos: Helena e Caio. O neto então, era seu grande companheiro, pois praticamente cresceu ao seu lado. "Minha mãe adorava cozinhar para meu filho e era uma avó muito amorosa!"

Felicidade definia Josy. E seu maior sonho era ver os filhos criados e bem de vida.

Era o tipo de pessoa que possuía muitas amigas e amigos. Por onde passava, sempre foi extremamente querida por todos e marcava com seu sorriso cativante. Josy, segundo sua filha, adorava fofocar com suas amigas, ler e cuidar de seus gatos. Aliás, tudo que estivesse relacionado a gatos, lhe encantava.

Zizi tinha quatro gatos, mas os dois machos tinham morrido e havia restado apenas as queridas Yasmin e Daphne. Seu maior medo era de não ter quem cuidasse das gatinhas quando partisse.

Sempre trabalhou como secretária escolar. Porém, aposentou-se precocemente, por conta de ter Lúpus. Ariane conta a luta da mãe durante anos, entrando e saindo de hospitais: "A cada internação era uma nova etapa, um novo aprendizado e ela nunca perdeu as esperanças. Só posso dizer que cada dia de vida foi uma vitória para minha querida mãe. O vírus a levou antes da doença. Mas nem assim ela desanimou. No hospital, antes de ser intubada, me pediu: 'Quando eu sair você faz guacamole pra mim? Eu vou sair daqui, minha filha.'"

"Ela adorava cozinhar, ver a mesa cheia e as pessoas satisfeitas e repetindo a comida! Infelizmente não pude fazer seu guacamole. Mas não posso esquecer uma outra paixão dessa avó, mãe e amiga que nos deixa com tanta saudade: ela amava girassóis! Tanto que em uma rede social, seu perfil era 'Josy Girassol'. Que ela esteja em paz e num lindo campo de girassóis bem bonito", finaliza Ariane.

Josina nasceu em Além Paraíba (MG) e faleceu em Rio de Janeiro (RJ), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Josina, Ariane Souza. Este tributo foi apurado por Denise Pereira, editado por Denise Pereira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 19 de outubro de 2020.