Sobre o Inumeráveis

Lucia Cofani da Cunha

1955 - 2021

Uma mãe super coruja que viveu para os filhos e netos. Foi a coluna de sustentação do lar.

Lucia sempre foi uma super mãe, do tipo coruja mesmo. Dedicou a vida ao casal de filhos e ao marido, e depois aos netinhos que ela tanto amava.

"Até o último instante ela não queria ficar internada para poder cuidar do meu pai; não pensou nela nem nesse momento", diz a filha Andrea, referindo-se ao fato do pai estar em fase de recuperação de um AVC, sofrido em 2020.

Mas essa era a natureza de Lucia: protetora e generosa, com uma mão estendida para a família e outra para o próximo.

Ela era aquela vizinha gentil e prestativa que todo mundo quer ter por perto, o que fazia dela uma pessoa muito querida.

"Minha mãe me lembrava aquelas nonas italianas que abraçam a família e esquecem de si mesma", define a filha.

No que se referia a ela própria, a matriarca costumava ir à igreja para ouvir os hinos, e sonhava com o momento de dar entrada na aposentadoria. Em setembro de 2020, Lucia alcançou o marco dos 65 anos.

Também descrita como uma mulher falante, a dona de casa gostava de uma prosa e fazia amigos com facilidade.

Andrea conta que possuía uma relação de muita amizade com a mãe, e que, graças à ela, podia trabalhar com tranquilidade enquanto os filhos ficavam com a avó. "Ela cuidava melhor do que eu", admite.

As duas costumavam se falar três vezes ao dia. Nas ligações da filha para saber das crianças, Lucia estendia a conversa para relatar todas as novidades.

Entre risos, Andrea relembra a honestidade da mãe e seu desassossego em relação às datas de vencimento das contas: "Até me irritava, pois ela não se tranquilizava até que as contas fossem pagas". E completa: "Saudade eterna da minha mãe".

Lucia nasceu em Tupã (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 65 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Lucia, Andrea Cofani. Este tributo foi apurado por Hélida Matta , editado por Mariana Quartucci, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 10 de março de 2021.