Sobre o Inumeráveis

Maria de Lourdes de Macedo

1961 - 2020

Maria era lugar de acolhimento, com cheirinho de café ao som de risadas e forró.

Maria de Lourdes foi mãe de muitos. Mãe de sua própria mãe, de seus irmãos, sobrinhos, genros e amigos.

Parava a própria vida para ajudar as filhas sempre que um netinho ia chegar ao mundo. Viu a netinha Marina nascer de um parto na água. Com o mesmo amor, acompanhou todo o movimento de um parto natural da netinha Melina. Também recebeu e acalentou a chegada do netinho Lucas e fez o mesmo no nascimento do Mateus. Era quase uma parteira de vida: curou "umbiguinhos" e foi uma rede de apoio inteira.

Trabalhou durante anos no "Instituto de Medicina Legal" em Natal e soube tocar corações aflitos e acolher com afeto todos que passavam pelo lugar. Uma líder nata, sarava dores e amores e sabia resolver problemas como ninguém.

Sempre cheia de fé, amava música, passarinhos, o sol e a liberdade.

Hoje está junto do abraço de sua mãe. Como sua filha Evellyn conta: "Estão agora reunidas, num encontro que tem cheiro de café fresquinho e som de risada com forró. Certamente usam seus vestidos coloridos, uma de amarelo, a outra de vermelho vivo. Vivo feito a vida de 'mainha' que pulsa em cada um de nós. E que seguiremos vivendo em seu nome e em sua lembrança até o dia de nos juntarmos, novamente, em volta da mesa para o café".

Maria nasceu em Santana do Matos (RN) e faleceu em Natal (RN), aos 59 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Evellyn Nayara Macêdo Cruz. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Paula Garcia Corrêa, revisado por Renata Nascimento Montanari e moderado por Rayane Urani em 19 de abril de 2021.