Sobre o Inumeráveis

Maria Lucia Fernandes Cabral

1935 - 2020

Mãe e avó, caseira e amiga, cuidou das flores do jardim com a mesma devoção que dedicou aos filhos e netos.

Contemplar e cuidar das mais diversas criações da natureza era a maneira de Maria Lúcia comungar Deus.

Para ela, o divino se fazia presente de diversas maneiras: no jardim perfumado que, cuidadosamente, regava; no trato com os animais de estimação e também na união que ela cultivava entre a família.

Ela gerou três filhos, dois no útero e um em seu imenso coração. E foi com obstinação que cumpriu a promessa de cuidar de todos até o fim. De tão crucial, sua força foi capaz de abrandar os sintomas do coronavírus nos filhos.

Era também, o arquétipo da "vovó perfeita" para seus dois netos: doce, cuidadosa e, claro, dona dos melhores sabores. Bolos e empadões eram sua especialidade. Seus olhos verdes, suas mãos macias e um cheiro único ficarão na lembrança de Talita.

A "vósita", como era chamada pela neta, dedicava-se tanto à família que, após uma crise de choro da neta, por conta de sua ausência, prometeu nunca mais viajar. "Vósita sempre esteve presente", conta Talita.

Para a neta, Maria Lúcia era “a mulher mais linda do mundo”. Assim como suas apaixonantes rosas vermelhas, era uma perfeita criação de Deus.

Maria nasceu em Petrópolis (RJ) e faleceu em Petrópolis (RJ), aos 85 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Maria. Este tributo foi apurado por Michelly Lelis, editado por Gabriele Ramos Maciel, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 17 de junho de 2020.