Sobre o Inumeráveis

Nair de Oliveira Rodrigues

1935 - 2020

Nair amava a família em que nasceu e a que construiu, foi puro amor com todos.

Ela nasceu no interior de São Paulo, em uma família humilde. Trabalhou desde criança na roça e depois em casa de família. Conheceu o futuro marido, casaram-se e tiveram 11 filhos, muitos netos, bisnetos e até seu tataraneto ela chegou a conhecer. Sofreu muito com a perda de três filhos e do marido, o que a fez viver como uma verdadeira guerreira.

Gostava muito de assistir a novelas e não dispensava uma boa comida. Adorava cozinhar, fazer bolos, doces e salgados.

Seu prazer era ver a casa limpa. Adriana, sua filha caçula, conta com detalhes: “Ela tinha mania de limpeza, tudo dela era sempre muito limpo e cheiroso: casa, roupas, calçados, tudo mesmo... a começar por ela, sempre muito cheirosa! Nossa mãe passou a maior parte de sua vida cuidando da casa, dos filhos e dos netos. Sempre com muito zelo e proteção. Ah, não podemos deixar de dizer que ela tinha suas regras e ai de quem saísse da linha"!

Adriana reforça com carinho: “O sonho dela sempre foi ver a família unida. Com ela sempre vivi os melhores momentos, até das broncas eu tenho saudade. Tudo foi incrível, e sei que tudo que ela fez por mim e por todos foi sempre por nos amar demais. Que o mundo saiba que ela deixou um grande legado. Será sempre lembrada por todos nós com muito orgulho!”

Nair nasceu em Guará (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 85 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha caçula de Nair, Adriana Rodrigues. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 18 de outubro de 2022.