Sobre o Inumeráveis

Nilcéa de Almeida Moita

1939 - 2020

Destacava-se no meio da multidão por sua alma pura, simples e bondosa.

Dentre tantas palavras e expressões existentes no mundo, não há alguma que possa defini-la com exatidão. Nilcéa era completa: amiga empática e cuidadora; esposa companheira, dedicada e amorosa; mãe sensível e forte; avó apaixonada.

Dona de um coração enorme e paixão infinita pela família e amigos, sempre procurava um jeito de poder ajudar. Era dona também de uma destacável voz: firme e altiva. Gostava de falar e conversar bastante. Também adorava se ouvir e apreciar sua marcante voz.

Além de apaixonada pela família, Nilcéa tinha outra grande característica: a fé. Era católica fervorosa, devota de Nossa Senhora Aparecida. Acreditava na espiritualidade e na doutrina Kardecista, mesmo que não frequentasse. Tinha grande fé na sua religião, mas respeitava todas as outras; defendia que nenhuma delas impusesse obrigações e que todas respeitassem a livre escolha de seus seguidores. Tinha uma personalidade forte.

Vivia a vida intensamente, sempre amou o que fazia e fazia o que amava. Adorava a matemática e aplicava, com excelência, sua função. Foi técnica de contabilidade estatutária, aposentada pelo IPERJ.

“Agora só nos resta honrar a memória de minha mãe. Lembrá-la com alegria, lembrar de como ela era com saúde, rememorar cada fase da vida em que tivemos o privilégio de tê-la conosco. Que minha mãe esteja bem em outras sublimes Esferas Espirituais. Que esteja feliz. E que zele por nós. Mãe, amamos você!”, completa sua filha Wânia.

Nilcéa nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 80 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Nilcéa, Wânia de Almeida Moita. Este tributo foi apurado por -, editado por Rodrigo Marques, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 22 de junho de 2020.