Sobre o Inumeráveis

Olto Mariano dos Reis

1931 - 2020

Adorava a família e a vida, e sempre dizia que chegaria aos 100 anos.

Olto Mariano foi um intelectual, homem notável, de múltiplos talentos, interesses e aptidões, apesar da infância difícil e pobre.

Jornalista, com muito esforço, trabalhando e estudando incansavelmente, também conseguiu graduar-se em Direito. Foi um dos fundadores do Centro Universitário UNA em Belo Horizonte, na década de 60, gerente de Editora, candidato a deputado, atuando em dada época como suplente.

Com o professor de oratória e escritor, Oswaldo Melantonio, Olto Mariano alcançava novos voos, até se tornar um expoente da arte da Oratória, ministrando cursos em todo o Brasil. Seus cursos de Espanhol e de Comunicação para cegos e surdos, disponíveis em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, e seu livro “Fale em Público sem Professor”, foram outras realizações de grande sucesso.

Além de todo o protagonismo na vida profissional, acima de tudo, Olto Mariano foi uma referência na vida pessoal. Pai amoroso e marido orgulhoso de sua esposa, Hercilia Levy, falecida em 2012, artista plástica, pianista e líder feminista, em sua homenagem, chegou a publicar em 2012, o livro: “Hercília Levy – Exemplo de Mulher”.

“Acho que precisei ser pai para ver como foi difícil tudo o que ele fez por seus filhos. Ele sempre foi um excelente pai”, conta Igor Levy Reis, um dos filhos, médico e residente nos EUA, que vivenciou a tristeza que acompanha a Covid-19 não apenas pela sua gravidade, mas pelo isolamento que se impõe aos enfermos e às famílias.

Igor Levy conta que ao menos, como última homenagem, foi possível que o carro fúnebre fosse acompanhado por carros da Polícia Militar, em um belo cortejo, viabilizado em decorrência da atividade profissional de seu irmão, Secretário de Estado.

Reinaldo Polito, escritor e seu amigo, em maio deste ano, no site UOL, ajudou a dar a dimensão apropriada à pessoa de Olto Mariano, ao dizer que ele “não só preparou milhares de pessoas para falar em público com seus cursos e com as lições de seu livro, como também habilitou muitos professores de oratória, que hoje multiplicam suas lições por todo o país. Será lembrado para sempre com admiração e respeito pelo maravilhoso trabalho que desenvolveu e pelo invejável legado que nos deixou. Tomara que o seu exemplo possa servir de espelho a muitos outros profissionais, e que seu legado continue ajudando mais e mais pessoas a se comunicarem com segurança e eficiência”.

Fica o exemplo de um pai dedicado à família, ao trabalho e que nutria amor à Cultura e à Humanidade. O legado de quem adorava a vida e sempre dizia que chegaria aos 100 anos.

Olto nasceu em Ipuiuna (MG) e faleceu em Belo Horizonte (MG), aos 89 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Olto, Igor Levy Reis. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 19 de outubro de 2020.