Sobre o Inumeráveis

Osvaldo Ferraz

1947 - 2020

Sempre alerta, sempre alegre e para sempre será lembrado... o Chefe dos Escoteiros do Brasil.

Sr. Osvaldo trabalhava em empresa, mas o que realmente o apaixonava e corria em suas veias era o escotismo. Defendia com unhas e dentes as leis escoteiras e sempre tinha algo a dizer e a ensinar.

Casou-se com Célia, com quem teve quatro filhos: Marcus, Jan, Alessandra e Junior. Estes lhes deram oito netos e, entre eles, Natália, que trouxe para a família a única bisneta, Maria, com um ano e meio à época de sua partida.

"Meu avô era baixo, gordinho, tinha os cabelos brancos e pintinhas no rosto... Sempre que íamos visitá-lo, Maria adorava sentar no colo desse avô! Esperta, aproveitava para comer bala ou azeitona e mexer no computador. Acho que o momento mais marcante que tive com ele, foi quando ele viu a bisneta... Era muito apaixonado por ela", conta Natália.

Sua neta entrega que o avô revelou-se famoso sem que soubessem. Com três redes sociais, um blog, grupos no aplicativo de mensagens e vários amigos. Contagiava inúmeros seguidores com suas histórias de escoteiro.

"Sempre o vimos, por horas e horas, no computador, escrevendo histórias. Quando parava para as refeições, contava que fazia a mesma comida nos acampamentos, tudo com molho pardo... era muito brincalhão. Ele e minha avó sempre foram muito unidos e apaixonados. Em alguns momentos, ele escrevia homenagens para ela em suas páginas, presenteando sua companheira com lindas palavras", relata a neta.

Existe ainda muita coisa dele na internet: foi feita uma homenagem em uma plataforma de compartilhamento de vídeos e criada uma página, no estilo Memorial, chamada "Carta Prego", em uma rede social. Nesta última, estão suas histórias de escotismo e músicas. Como diz a própria Natália: "Ele era amado por muitos e uma inspiração para vários, inclusive para mim e para todos da nossa família. Era Chefe Escoteiro, e vai deixar saudades por vários lugares do mundo."

Toda família sempre se lembrará dele sorrindo, brincando e contando suas mirabolantes histórias sobre acampamentos. Até a falta enorme que fará, será amenizada com a rede de apoio deixada com os inúmeros amigos que ficaram dessa jornada.

"Mas ainda não acabou, vô... Monte seu acampamento, junto com Baden Powell no Céu, que um dia, nos encontraremos na fogueira para muito mais histórias!

E vamos cantar a musiquinha de sempre...
'A árvore da montanha olê lia ôh
A árvore da montanha olê lia ôh
Esta árvore tinha um galho, oh que galho
Belo galho, ai ai ai que amor de galho
O galho da árvore...', despede-se Natália.

Osvaldo nasceu em Uberaba (MG) e faleceu em São Paulo (SP), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Osvaldo, Natália Cristina Ferraz. Este tributo foi apurado por Denise Pereira, editado por Denise Pereira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 28 de junho de 2020.